O que cada gesto significa?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Gesto de mãos na direção das costas: fúria, raiva, frustração e apreensão. Gesto de cruzar as pernas, balançando levemente o pé: Tédio. Gesto de braços cruzados à altura do peito: Atitude na defesa. Gesto de andar com as mãos nos bolsos ou com os ombros curvados: desânimo.

Aperto de mão forte e firme significa segurança. Para alguns estudiosos significa também vida longa. Com a palma voltada para baixo, indica que o indivíduo está liderando a conversa. O aperto de mão fraco, mão suada, fria e escorregadia significa insegurança em si mesmo.

Através da observação da linguagem corporal consegue desvendar as características principais e mais vincadas das pessoas com quem interage diariamente, consegue antecipar o seu perfil comportamental ou o «feitio», como vulgarmente o definimos, pelas posturas, pelos gestos, pelas expressões faciais e pelo tom de voz que ...

Cinésica: que são os movimentos, gestos e expressões corporais. Proxêmica: que é a maneira como se utiliza a área física de um espaço. Tacêsica: que analisa o tato, o toque, como um aperto de mão, por exemplo. Paralinguagem: que analisa mudanças no tom de voz.

Para os adeptos do judaísmo e do islamismo, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado. O símbolo também é conhecido como “Mão de Deus”, “Chamsá”, “Mão de Fátima” ou “Mão de Hameshh”.

Costuma significar pressa ou impaciência. Quando colocamos as mãos na cintura estamos “dizendo” que aquela situação precisa ser resolvida logo.

4 - Pegar na orelha: Colocar a mão em volta da orelha ou sobre a orelha, cutucar o lóbulo para tentar bloquear o que está ouvindo. Pegar na orelha também é um sinal de que a pessoa já ouviu demais ou não quer falar.

Outra linguagem corporal negativa é comprimir os lábios. Esse ato demonstra que a pessoa está tentando evitar dizer o que pensa.

Cabeça baixa indica vontade de esconder algo. Se a pessoa abaixar a cabeça ao receber um elogio, pode ser porque ela é tímida, envergonhada, retraída ou estar em descrença. Se for depois de uma explicação, a pessoa pode não ter certeza se o que ela disse foi correto ou pode estar refletindo.

O inconsciente induz a pessoa a coçar o pescoço, às vezes abaixo da orelha, a excitação ou o medo de ser descoberto provoca um aumento da temperatura, da freqüência cardíaca e da sudorese. O mentiroso, ou o interlocutor incrédulo coça o pescoço ou o enxuga ou abre ou afrouxa o colarinho.

Esse tipo de olhar é muito relacionado à tristeza, vergonha, ao medo ou à reflexão, tanto para pessoas destras quanto para as canhotas. Também pode significar submissão, modéstia ou aceitação. Quando você está conversando com uma pessoa e ela olha para baixo, está falando consigo mesma.

* Fechar os olhos enquanto está falando significa que a pessoa está entediada ou se sente superior. Pessoas assim negam tanto a quem estão falando quanto a quem estão ouvindo a oportunidade de receber e dar feedback.

Colocar constantemente a mão ou os dedos na boca pode indicar que a pessoa está sendo relutante ou resistente a determinado assunto. Algumas variações desse sinal são: passar a mão nos lábios ou colocar a mão no queixo.

Tocar ou mesmo esfregar as mãos no nariz durante uma conversa pode apontar sua descrença, sentimentos de rejeição ou até que você está mentindo sobre algo que queira esconder. Por isso, muito cuidado com esse gesto que, muitas vezes, também é feito sem ao menos ser percebido por você.

O toque na covinha do pescoço – É um gesto que ajuda a acalmar, mas também pode ser um sinal de que a pessoa está tranquila. Ou seja, depende da situação em que a pessoa se encontra.

Quando uma pessoa conversa com você e te toca, é porque se sente à vontade na sua presença. Também, porque te tocar é uma necessidade que acaba escapando nesse gesto. Portanto, atenção aos toques no braço e nas costas, especialmente mais perto da cintura.

Você já ouviu a frase: “Quando a boca cala, o corpo fala”? Pois é, o corpo e a mente estão totalmente conectados! E o estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas maneiras no físico, especialmente por meio de problemas de saúde, o que damos o nome de “doenças psicossomáticas”.

O que é somatização? A somatização ocorre quando emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam por meio de sintomas físicos.