O que cada cor do mapa significa?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Branco: representa uma floresta limpa (árvores, mas sem vegetação rasteira); Amarelo: representa áreas abertas (campos abertos, clareiras, etc.); Verde: representa áreas ou objetos relacionados com vegetação (também usado em mapas de relevo, para representar altimetria);

A legenda, por sua vez, é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas. Esses podem apresentar-se em forma de ícones, cores, áreas, entre outras formas de representação.

O código de cores mostra a velocidade do trânsito na via. Verde: sem trânsito. Laranja: trânsito moderado. Vermelho: trânsito intenso.

Quando temos um ponto vermelho no mapa e a legenda indica que esse local é um posto de gasolina, por exemplo, é possível localizar na área representada onde exatamente esse posto se encontra, além de a sua posição geográfica e as suas proximidades e pontos de referência poderem ser observados.

Quanto mais escuro for o vermelho, menor será a velocidade do trânsito na via.

Escolha duas cores contrastantes e saturadas para os extremos dos dados, e os intervalos médios ficam como uma mistura mais clara dos dois. Isto é particularmente ótimo para acentuar a média de seus dados e para expor locais que divergem significativamente da norma.

Ao utilizar a visão de mapa do Google Maps, ele utiliza três cores: laranja, amarelo e branco.
...
Na visão de mapa.

CorSignificado
LaranjaRodovias interestaduais, também conhecidas como BRs
AmareloRodovias estaduais e avenidas
BrancoRuas principais locais ou privadas, também conhecidas como vias coletoras

Os símbolos ordenados podem ser: pontos ordenados (círculo, quadrado ou outra forma geométrica), linhas ordenadas (linha com a mesma forma) e áreas ordenadas (polígonos).

Preto: usado em nomenclatura (por exemplo, nomes de cidades, de portos, etc.). É a cor mais utilizada e representa variados objetos e características do terreno, geralmente artificiais ou rochosos: estradas, caminhos, linhas de alta-tensão, edifícios, rochas e precipícios.

A parte azul do mapa (o mar) é formada por água salgada. sim. , a maior parte dos oceanos é completamente escura, pois bem pouca a luz é capaz de chegar a profundidades superiores a 200 metros e nenhuma luz penetra a mais de mil metros.

As linhas violeta indicam a circulação de veículos, enquanto as roxas mostram as rotas primárias de circulação de pedestres.

Pela cor e pela localização discriminamos a vegetação de cerrado (verde claro) da vegetação de mangue (verde escuro), localizada no litoral.

Olá pessoal, As áreas marcadas pelo User 4113515420972346398 realmente indicam áreas de interesse e são determinadas automaticamente por algoritmos do Google.

Os elementos fundamentais do mapa são:
Legenda: o que os símbolos significam. Orientação: as direções cardeais. Pelo menos a direção para o Norte Geográfico. Coordenadas geográficas: Latitude e Longitude.

A produção de mapas de qualidade depende, principalmente, das cores utilizadas nas representações geográficas do tipo área (polígono), linha e ponto. Não há cores melhores ou piores, mas aquelas que, no conjunto, fazem um mapa ser mais apresentável do que outro.

Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.

Resposta: Linha vermelha: longo caminho percorrido para chegar no local. Linha verde: caminho certo e rápido percorrido.

Qualquer que seja sua função, o autor deve sempre incluir os elementos necessários para a construção de um mapa, que são: título, escala, orientação, legenda e projeção.