O que cada biotipo faz?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O biotipo de quem apresenta maior quantidade de fibra muscular, por exemplo, é chamado de mesomorfo. Enquanto isso, as pessoas com maior capacidade para exercícios aeróbicos são ectomorfas. Já quem possui metabolismo mais lento e predisposição ao acúmulo de gordura são os endomorfos.

Endomorfo

Biótipo genético – Endomorfo
Esse biótipo tem predominância de músculos do tipo II, que são músculos de contração mais rápida e mais forte, dessa forma maior força e potência.

Os três biotipos:

  1. Ectomorfo (figura à esquerda) - São pessoas mais magras, com pequena porcentagem de gordura. ...
  2. Mesomorfo (figura ao centro) - Porte físico mais esbelto e definido. ...
  3. Endomorfo (figura à direita) - O corpo é mais arredondado, com acúmulo de gordura na região abdominal.

- Existem pessoas com facilidade no ganho de massa muscular, como os mesomorfos, e indivíduos com dificuldade, no caso dos ectomorfos.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

76% das brasileiras têm corpo retangular; entenda os cinco tipos que a moda adota.

Ectomorfo
De forma geral, as pessoas com esse biotipo apresentam metabolismo mais rápido e, por isso, são capazes de perder peso mais facilmente, mas têm mais dificuldade para ganhar massa muscular.

Biotipo ectomorfo
“Os ectomorfos apresentam grande capacidade de resistência e consumo de energia e dificuldade em desenvolver massa muscular”, analisa Wilkison. Por outro lado, não sofrem com acúmulo de gordura, já que seu metabolismo é mais acelerado.

Os ectomorfos correspondem ao somatotipo com maior tendência à linearidade, e menor tendência ao acúmulo de gordura e massa muscular. Geralmente, são altos, magros, com metabolismo acelerado e não ganham peso com facilidade. No vocabulário popular, são aqueles considerados “magros de ruim”.

Mesomorfo é o biotipo corporal em que a pessoa normalmente é magra, mas tem músculos, membros superiores bem desenvolvidos e menor percentual de gordura corporal.

Biotipo ectomorfo (longilíneo)
Ombros e quadris mais estreitos em relação à altura; Músculos relativamente menores em relação ao comprimento do osso; O metabolismo é naturalmente acelerado; Tem dificuldade de ganhar massa muscular.

“Os endomorfos correspondem ao biotipo corporal de pessoas que geralmente são mais baixas, têm o corpo mais largo e maior percentual de gordura. Seu metabolismo é mais lento do que os ectomorfos, porém a facilidade para ganhar massa muscular é maior” explica o médico.

A panturrilha é uma das partes do corpo que as pessoas mais têm dificuldade de hipertrofiar na musculação.

É possível mudar o biotipo? Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios.

Pessoas mesomórficas são aquelas que possuem, naturalmente, um corpo mais definido, atlético e com o condicionamento físico elevado. Por isso, é comum atletas com esse biotipo participando de modalidades como fisioculturismo, que requer bastante trabalho corporal para eliminar gordura e ganhar massa magra.

Jogadores de vôlei, futebol e basquete são exemplos de indivíduos com o biotipo mesomorfo.

Continuar lendo Qual biotipo mais fraco?