O que cabe em um zettabyte?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Pois isso é o mesmo que ocupar 1 zettabyte com informações. Essa unidade é muito maior do que conseguimos imaginar ao pensarmos em computadores comuns.

São eles: byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, petabyte, exabyte, zettabyte e yottabyte. 1 yottabyte equivale a 1024 zettabytes.

Capacidade de armazenamento de dados mundial é de 295 exabytes.

Um petabyte é uma unidade de armazenamento que tem o símbolo PB, e igual a 1024 terabytes = 1, 125, 899, 906, 842, 624 bytes. Um terabyte, é claro, é de 1024 Gigabytes. 1 Gigabyte = 1024 Megabytes.

1 terabyte, o que equivale a mil gigabytes ou 1 trilhão de bytes. O disco rígido que quebrou a barreira dos gigabytes, dando um pequeno passo para um disquinho de 9 centímetros, mas um passo de gigante para a história da informática, foi o Deskstar 7k1000, fabricado pela japonesa Hitachi.

A próxima base é o exabyte (EB), que comporta 1024 petabytes. Logo depois está o zettabyte que você já conheceu, com 1024 petabytes.

70 horas

Com 2 TB, você pode armazenar 70 horas de vídeos em formato 4K, 96 jogos de PC de tamanho médio, 500 mil arquivos MP3 ou aproximadamente 256 mil imagens de 24 megapixels — isso só para citar algumas das possibilidades apresentadas pela Kingston.

O gigabyte é a unidade mais usada para medir a capacidade de armazenamento de dispositivos pessoais, enquanto o terabyte e o petabyte são mais usados para medir a capacidade de armazenamento de servidores de nuvem ou data centers.

Assim, quando queremos um quilo de bytes, deve-se elevar essa base a algum número inteiro, até conseguir atingir a milhar. Mas não há número inteiro possível que atinja exatamente o valor 1.000. Então, ao elevar-se a base 2 à décima potência, chega-se a 1024.

Então, quantos gigabytes ou megabytes têm em um terabyte? 1 TB é igual a 1.000 gigabytes (GB) ou 1 milhão de megabytes (MB).

Segundo um grupo de estudos, todo o conteúdo da grande rede “pesa” apenas 50 gramas. Isto é, a mesma coisa que um simples morango. E há quem diga que este valor pode ser ainda menor. Para o Vsauce, este número representa todos os elétrons da eletricidade requerida para a Internet funcionar.

O Internet Archive é o maior acervo digital do mundo.

Observe comparativamente os números a seguir, na casa dos milhões, bilhões, trilhões, quatrilhões e quintilhões de Bytes. Google gera 100 PetaBytes de dados por dia. Facebook gera 30 ou mais PetaBytes de dados por dia. Twitter gera 100 Terabytes por dia.

A palavrinha da vez agora é o Terabyte. Ele é equivalente a 1.024 Gigabytes e está presente em HDs SATA, principalmente externos, e representam uma das alternativas mais completas para backup e criação de "media centers", acervos completos com filmes, músicas e séries de TV que você queira ver.

Comentário: As unidades de medida de informação por ordem crescente são: Byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte, Terabyte, Petabyte e Hexabyte.

Sendo assim, 1.024 kilobytes representam um megabyte e assim em diante até chegar à unidade máxima yottabyte, equivalente a 1.024 zettabytes.

Drivers de sistema desatualizados
Os drivers são responsáveis por controlar todo o hardware do PC, incluindo o controlador do HD — e o próprio HD. Por isso, drivers de sistemas desatualizados podem ser a causa do 100% de uso do HD.

Atualmente os principais tipos de discos rígidos utilizados são:

  • HDD. É o disco comum, utilizado na maioria dos computadores pessoais. ...
  • SSD. Sigla do inglês solid-state drive, é um dispositivo sem partes mecânicas para armazenamento de informação. ...
  • Discos Híbridos. ...
  • SCSI. ...
  • SAS.

O Seagate Mach. 2 Exos 2X14 é tido como o HD mais rápido do mundo, com desempenho comparável a SSDs. Já produtos como WD Black e Seagate FireCuda se saem melhor do que os discos rígidos mais comuns no mercado. A seguir, confira alguns dos HDs mais rápidos do mundo em 2021.

A maior delas é até agora um Teoentbyte.

O byte é composto por 8 (oito) bits, e é o necessário para representar qualquer caractere (letras, números, sinais de pontuação). Então, para representar a letra "a", por exemplo, é necessário 1 byte, ou seja, 8 bits. Se um byte tem oito bits, existem 256 combinações possíveis de bytes.