O que buscavam os escritores do período romântico?

Perguntado por: ecavalcanti6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os autores românticos buscavam exaltar a perfeição da natureza verdadeira. Diferente do movimento literário anterior, no qual a natureza era vista como pano de fundo para o amor. Os escritores idealizavam a mulher romântica como sendo perfeita, pura e angelical.

Características do Romantismo no Brasil
O Romantismo no Brasil nasceu a partir do desejo de definir uma identidade brasileira e estimular o nacionalismo de seus cidadãos. Nessa perspectiva, houve a necessidade de determinar os símbolos nacionais, de forma a forjar uma identidade sem a influência portuguesa.

O romantismo basicamente dialogava sobre questões sociais. Além disso, podemos destacar a valorização dos sentimentos humanos, sendo essa a chave para a produção artística do período, assim como o sentimentalismo e a idealização do amor, relacionando as mulheres ao homem e a sociedade ao seu redor.

O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustração e tédio.

Três fundamentos do estilo romântico: o egocentrismo, o nacionalismo e liberdade de expressão.

A Primeira Geração Romântica tem como principais características: Exaltação da natureza e da liberdade. Religiosidade. Figura do índio ou indianismo.

Subjetivismo e sentimentalismo exacerbado
A maior liberdade formal permitia que os poetas se expressassem sem grandes preocupações estéticas, deixando fluir o sentimento despertado pela amada.

1 - Os motivos históricos que possibilitaram o surgimento do período romântico foram os seguintes: impactos da Revolução Industrial e também da Revolução Francesa, final do século XVIII e definição das classes sociais.

Por isso, a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separasse de Portugal, buscando no passado histórico elementos de origem nacional.

Idealização: com a exaltação de temas sentimentais, os românticos apresentam descrições idealizadas do amor, do herói e da mulher, exagerando suas características. A mulher é tida como símbolo de pureza, o amor é retratado como o ideal maior e única possibilidade de realização do sujeito.

Os românticos utilizavam a exaltação da natureza e da liberdade como um mecanismo para fugir da realidade, objetivo alcançado quando o escritor voltava-se para paisagens novas, como a selva brasileira.

Características do Romantismo
sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Os autores do Romantismo tinha uma visão de mundo completamente idealizada. A realidade para esses autores era considerada desesperadora, já que eles enxergavam as regras do mundo moderno como limitações ao crescimento pessoal, político e artístico.

A característica principal do Realismo é a de mostrar os fatos da maneira mais objetiva, sem abordagens excessivamente subjetivas, fantasiosas ou idealizadoras. É por isso que o realismo se aproxima dos procedimentos científicos, privilegiando a razão e o conhecimento que advém da observação direta dos fenômenos.