O que buscavam os artistas modernos?

Perguntado por: ipadilha6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento.

A arte Moderna surgiu primeiramente na Europa como decorrência do momento conturbado que se vivia. Era início de um novo século e os anseios por mudanças permeavam a sociedade e o universo das artes. Dessa forma, foram aparecendo diversos movimentos artísticos que buscavam romper com os padrões e tradições.

Modernismo no Brasil resumo
Os artistas dessa fase defendiam a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; o fim do nosso complexo de colonizados; uma crítica ao nosso passado histórico; e o fim do apego aos valores estrangeiros.

Música, poesia, pintura, dança, entre outros foram apresentados durante o período. Apesar de inspirações europeias, a proposta foi explorar a brasilidade e valorizar o território nacional como berço de inspiração cultural.

O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

  • Pablo Picasso
  • Anita Malfatti
  • Georgia O'Keeffe
  • Henri Matisse
  • Piet Mondrian
  • Di Cavalcanti

De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil.

Características da arte moderna no Brasil
promoção dos temas do cotidiano; uso de novos elementos e técnicas diferentes, como colagens; o prestígio da criação em detrimento da obra; o desapego às regras formais da literatura (como a ausência de pontuação);

O modernismo no Brasil foi um movimento artístico, cultural e literário que se caracterizou pela liberdade estética, o nacionalismo e a crítica social.

Paul Cézanne é considerado o pai da arte moderna e foi um dos personagens mais influentes da história da arte moderna.

Na literatura brasileira, os autores da primeira fase do Modernismo no Brasil exploraram o nacionalismo, a ironia, o humor e a paródia. As estratégias eram aplicadas em textos que geralmente abordavam fatos e histórias do cotidiano do nosso povo.

Os jovens modernistas da Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas. Até aí, nenhuma novidade nem renovação.

Os autores desse movimento questionavam o fazer artístico e a criação de uma arte realmente brasileira, indo contra a colocação de regras, como faziam os parnasianos, que focaram mais na forma de construção dos textos, e não no conteúdo crítico ou nas relações com a sociedade.

Dentre as diversas características da Arte Contemporânea, as que envolvem o fazer artístico do artista contemporâneo, são: Sociedade da informação, tecnologia e novas mídias; Subjetividade e liberdade artística; Abandono dos suportes tradicionais; Mescla de estilos artísticos; Utilização de diferentes materiais.

Enquanto a arte moderna quebra as regras formais de expressão criativa, a arte contemporânea busca algo a mais. Ela traz uma interpretação da realidade e para além dela.

Isso aconteceu porque os artistas modernistas tinham como objetivo criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, libertando-se de normas acadêmicas europeias, destacando as cores e os temas nacionais.