O que buscam as pessoas de uma comunidade religiosa?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Em muitas comunidades religiosas, as pessoas juntas, buscam vivenciar a fé, celebrar a vida, cultivar a paz e praticar a caridade. Geralmente em uma comunidade religiosa, as pessoas compartilham as mesmas crenças, seguem os mesmos ensinamentos e buscam construir um mundo melhor.

Quais são os diferentes tipos de comunidades existentes?

  • Comunidades de marca.
  • Comunidades de aprendizagem.
  • Comunidades de networking.
  • Comunidades sociais.
  • Comunidades de fãs.
  • Comunidades de conhecimento.
  • Comunidades de membros.
  • Comunidades locais.

Todo membro da Igreja tem algo a oferecer para a edificação do reino de Deus. Os melhores lugares para fazer isso são nosso próprio lar, nossa própria ala e nossa própria estaca. Ajude os alunos a compreenderem que no serviço do Senhor o que importa não é onde servimos, mas como o fazemos.

As relações podem ser estabelecidas também pelo modo de vida já que as pessoas que fazem parte da comunidade valorizam as tradições do seu povo, a cultura, a religião, é mais levado para o lado pessoal à proximidade, são pessoas que tem algo em comum.

O objetivo principal de uma organização religiosa é preservar as orientações contidas nos textos sagrados, as quais devem guiar o bem viver de seus seguidores.

O contato frequente da comunidade com a Palavra de Deus, que contém uma verdadeira sabedoria divina, pode iluminar muito a vida das pessoas e as motivar a uma convivência sadia, de segurança, de paz e de vida saudável.

Nesse sentido, a comunidade é o espaço onde pessoas afins se unem e se reúnem com a determinação e o objetivo de juntas crescerem na fé; progredirem na vida do espírito; pessoas que se empenham para superar toda forma de pecado, pois têm Cristo como única referência de suas vidas.

Uma comunidade é uma área ou um local identificável, como uma cidade, uma aldeia, um bairro ou até um local de trabalho. Esse estudo também identificou "compartilhar interesses e perspectivas comuns" como parte do que é pertencer a uma comunidade.

Para Tönnies, a comunidade é baseada em características comuns entre os indivíduos, como parentesco, língua, religião e território.

Comunidade é um agrupamento de pessoas que vivem dentro de uma mesma área geográfica, rural ou urbana, unidas por interesses comuns e que participam das condições gerais de vida.

Dessa forma, podemos concluir que os pequenos grupos oferecem oportunidades para o desenvolvimento de liderança dentro da igreja. São nessas reuniões que as pessoas têm um contato mais próximo com a responsabilidade que é liderar.

Uma das bênçãos de ser membro da Igreja é a de poder aprender a plenitude do evangelho (ver D&C 1:17–23). Se tivermos o desejo sincero de aprender e se formos humildes, fiéis, diligentes e obedientes, podemos ganhar um testemunho e ter esperança na Ressurreição e no sacrifício expiatório de Jesus Cristo.

Normalmente o objetivo de uma comunidade é uma necessidade em comum entre seus primeiros membros – desde os primórdios, a necessidade por distribuição de recursos como comida e abrigo a, nos dias de hoje, a necessidade de distribuição de renda… que representa comida e abrigo para muitos.

Uma comunidade permite, também, que as pessoas desenvolvam criatividade, imaginação e o pensamento original, possibilitando que levem os aprendizados para suas empresas e outras esferas da vida. “As comunidades estão empoderadas para realizar tarefas de alcance e escala bem maiores do que jamais foi visto na história.”

Os projetos sociais são muito importantes para minimizar aspectos que prejudicam uma grande parcela da população. O trabalho realizado tem como objetivo aliviar problemas sociais como a falta de educação, a miséria, a precariedade da saúde e a fome.

Normalmente, a religiosidade consiste em uma série de ações que tem como objetivo a reflexão dos valores éticos que apresentam algum teor religioso. Estas ações servem como uma espécie de avaliação moral da dedicação que aquela pessoa possui para a religião.