O que Bill Gates fala sobre a leitura?

Perguntado por: iassis3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que inteligências artificiais como o ChatGPT poderão ser usadas no ensino de leitura, escrita e matemática para crianças. E isso nem deve demorar!

Segundo a Exame, o cofundador da Microsoft contou que costuma ler durante 3 horas por dia quando está de férias e que, para se certificar de que está realmente concentrado e aprendendo, faz anotações.

Quem se dispõe a ler um pouquinho mais, ou seja, quem se dedica à leitura diária por 30 minutos, consegue, em média, ler 14 páginas nesse período de tempo.

O que os bilionários leem? Confira 5 livros que Bill Gates recomenda

  • 1 - O Poder, de Naomi Alderman. O primeiro da lista, mas não necessariamente o preferido de Gates, foi uma recomendação de sua filha mais velha, Jennifer Gates. ...
  • 2 - Why We're Polarized, de Ezra Klein: um dos preferidos de Bill Gates.

Quando ele e Paul Allen terminaram o programa, Gates foi ao estado do Novo México para mostrar seu interpretador da linguagem de programação BASIC, conhecido como Altair BASIC.

Bill Gates lê aproximadamente 50 livros por ano, ou seja, 1 por semana!

Ler pela manhã
Como o sono da noite anterior recarrega as baterias do nosso corpo, as manhãs costumam ser o melhor momento para ler e entender melhor o conteúdo lido. Como o seu cérebro fica mais energizado logo após acordar, também é bastante provável que você consiga reter mais informações ao ler durante a manhã.

Em 1973, Bill Gates ingressou na Universidade de Harvard. Na instituição, estudou matemática, direito e ciência da computação, mas abandonou os cursos cerca de dois anos depois. Em parceria com o antigo sócio, criou o sistema de interpretação da linguagem BASIC, voltado para o computador Altair 8800.

Tanto é que os CEOs e maiores empreendedores do mundo não abrem mão de uma boa noite de sono. Dá uma olhada nesta lista e veja o quanto essas pessoas dormem: > Bill Gates, da Microsoft: 7h por noite, de 0h às 7h. >

Bill Gates, cofundador da Microsoft, é o que se pode chamar de leitor voraz. O bilionário lê em média 50 livros por ano, praticamente um por semana, e duas vezes ao ano se recolhe a uma cabana ... Gates adora leituras sobre ciência, biografias e grandes problemas da sociedade atual, como mudanças climáticas e doenças.

Dada a quantidade de tempo que uma pessoa média gasta lendo por dia, 100 páginas levarão cerca de 2.8 horas. A velocidade média de leitura é de 200 a 250 palavras por minuto – mas isso muda com o tédio e a atenção. Para ler 100 livros são necessárias 208 horas. Um ano comum(365 dias)tem 8760 horas.

Como ler um livro de 300 páginas em um dia? Seletividade. Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.

De acordo com a Lenstore, uma pessoa comum consegue ler 33 livros por ano. Os leitores rápidos, que conseguem terminar uma passagem em 60 segundos, podem chegar até o número impressionante de 55 livros por ano (supondo que um livro tenha em média 90.000 palavras). Dá 3640 livros numa vida.

Ler muito, o mais comum dos hábitos milionários
De acordo com Corley, pessoas ricas leem sobre algo novo por pelo menos meia hora todo dia. A leitura e a capacidade de fazer dinheiro, gerar riqueza, estão entrelaçados. Isso é o que mostra uma pesquisa da Universidade de Pádua, na Itália.

No ano em que comemora seus 50 anos, a Livraria Leitura, fundada em Belo Horizonte por Emídio e Lúcio Teles, e consolidada pelos irmãos Gervásio, Belmiro e Marcus Teles deixou de ser somente uma rede mineira e hoje está entre as três principais redes de livrarias do país.

Um hábito que estimula a mente e a criatividade, a leitura é super importante para a formação do pensamento crítico. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito.

O bilionário Bill Gates é um grande advogado do aprendizado contínuo (lifelong learning) e isso não é uma novidade. Um de seus hábitos favoritos para aprender é o da leitura: o cofundador da Microsoft gasta cerca de uma hora de cada dia lendo e chega a finalizar 50 livros em um ano.

Bill Gates começou a sua carreira como programador aos 13 anos, numa escola privada, Lakeside School, no Norte de Seattle. Em 1973, enquanto frequentava a universidade de Harvard, Bill Gates desenvolveu a versão de linguagem de programação BASIC para o primeiro microcomputador - o MITS Altair.

Magnata e filantropo, Gates também é conhecido pelo pragmatismo, extrema competitividade e frieza nas relações pessoais e de trabalho. No entanto, tem o mérito de ser um dos primeiros líderes de sua geração a desempenhar, com a mesma maestria, as funções técnica e estratégica dos negócios.