O que beber para relaxar?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

As bebidas que são calmantes naturais e que ajudam a reduzir o estresse

  • Leite quente possui cálcio, que ajuda a baixar a pressão sanguínea. ...
  • Chá de hortelã relaxa os músculos. ...
  • Suco de maracujá atua como tranquilizante. ...
  • Chá de camomila alivia dores em geral. ...
  • Masala chai descafeinado reduz os níveis de cortisol.

O verdadeiro efeito do álcool
Portanto, o efeito relaxante do álcool ocorre por ele ser um sedativo. A liberação de dopamina auxilia na inibição de medos, ansiedades e pode ajudar no humor em geral, fazendo com que nos sentimos mais relaxados.

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

8 calmantes naturais para aliviar o estresse

  • Camomila com hortelã A camomila tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, de modo a contribuir para a diminuição do nervosismo e do estado de agitação. ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

Por mais que na hora possa parecer impossível, há táticas para te ajudar a se acalmar e diminuir os sintomas da crise de ansiedade ou pânico.

  1. Concentre-se e tente se afastar do caos. ...
  2. Faça exercícios respiratórios. ...
  3. Tome um chá calmate e fuja da cafeína. ...
  4. Movimente-se. ...
  5. Ouça música. ...
  6. Ocupe a mente ou tente este método.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

O diazepam produz um efeito calmante no corpo e também funciona como sedativo. O efeito é notado após 20 minutos de sua ingestão, sendo que sua concentração máxima é atingida de 30 a 90 minutos depois de sua administração.

Aliviando a tensão com álcool
Essa substância é um sedativo e depressor que afeta o sistema nervoso central. A primeira vista, beber pode reduzir seus medos e afastar sua mente dos problemas. Também pode fazer você sentir menos timidez, melhorar o humor e fazer você relaxar de maneira geral.

Isso se deve ao fato de que o lúpulo, ingrediente presente na cerveja, é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor conhecido como GABA, uma substância responsável por um efeito sedativo no nosso cérebro e que diminui a ação do sistema nervoso, preparando o organismo para um sono tranquilo.

Ingerindo álcool
Ao chegar em nosso cérebro, o efeito que o álcool exerce é de felicidade, liberando neurotransmissores associados à satisfação e euforia – por isso o comportamento de algumas pessoas pode ser mais extrovertido.

Isso porque a banana é uma fruta rica em Triptofano, um aminoácido muito importante para o nosso corpo, utilizado na biossíntese das proteínas, que auxilia a regular o sono.

Depressão, ansiedade, estresses, mania ou hipomania, causas ambientais, barulho, jet lag, sesta durante o dia, trabalho noturno, alimentação e/ou exercício antes de dormir, consumo de álcool ou de cafeína.

A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.

Chá de Erva-Doce
Se você tem passado por esses sintomas, tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia é uma ótima sugestão! O preparo é extremamente simples: para uma xícara de 250 ml, misture uma colher de chá de erva-doce e água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, depois coe e sirva.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.