O que beber e o que evitar enquanto tenta engravidar?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

O consumo de refrigerantes e carboidratos simples, como doces e farináceos, também deve ser evitado. As gorduras trans encontradas em alimentos industrializados, processados e fritos interferem na gravidez, pois diminuem a capacidade do organismo de reação à insulina, o que aumenta as chances de ovulação irregular.

Evite o uso de tabaco, bebidas alcoólicas e medicamentos
Pare de fumar. O cigarro mesmo em pequena quantidade tem efeitos nocivos importantes na gestação. Caso você faça uso de algum tipo de medicamento procure conversar com seu médico sobre uma possível substituição ou parada da utilização desta substância.

Hábitos inadequados
Café em excesso, refrigerantes, sal e sedentarismo também são prejudiciais nesse sentido. Portanto, procure manter uma alimentação balanceada, beba bastante água e pratique atividades físicas regularmente. Para que uma gravidez aconteça, é necessário que o seu corpo esteja em equilíbrio.

Comece a tomar ácido fólico agora
Muitas mulheres engravidam dentro de um mês de tentativa, então é ideal começar a tomar ácido fólico dois meses antes de interromper a contracepção. Se você já interrompeu a contracepção, comece a tomar um suplemento de ácido fólico de 400mcg diariamente até a 12ª semana de gravidez.

7 passos: como preparar o corpo para engravidar?

  1. Procure acompanhamento médico. ...
  2. Tome ácido fólico. ...
  3. Controle seu peso. ...
  4. Fique longe de hábitos nocivos. ...
  5. Procure ter uma alimentação saudável. ...
  6. Pratique exercícios físicos. ...
  7. Cuide da saúde emocional.

Para que a gravidez ocorra, é preciso que a relação sexual ocorra no período fértil da mulher e na ausência de métodos contraceptivos.
...
Inicie a suplementação com ácido fólico

  1. Evitar malformações no feto;
  2. Regulação do ciclo ovulatório;
  3. Menor risco de abortos recorrentes;
  4. Redução dos sintomas de depressão pós-parto.

Na época da ovulação, geralmente por volta do 14º dia do ciclo, consumir muito álcool — seja pesado ou excessivo — foi significativamente assciado a chances reduzidas de concepção”, explicou a professora.

Os especialistas recomendam um hemograma (para verificar anemias, infecções ou inflamações), sorologia para hepatites, sífilis e HIV, e a tipagem sanguínea. É aconselhável que ele se submeta a um espermograma para checar a saúde dos espermatozoides.

8 - Tome ácido fólico ou metilfolato
A indicação dos especialistas é para que a mulher tome essa vitamina do complexo, três meses antes da concepção, para evitar problemas de desenvolvimento e da coluna cervical do bebê.

A ideia é que a mulher se ajoelhe no chão, com os cotovelos apoiados e o tronco levemente inclinado, e o parceiro realize a penetração por trás. Nesse caso, o arco das costas da mulher facilita a circulação do espermatozoide até a região desejada, aumentando as chances de gravidez.

Não há estudos conclusivos a respeito da influência negativa do café na fertilidade, tanto do homem quanto da mulher. O que se sabe é que a quantidade máxima de cafeína… Não há estudos conclusivos a respeito da influência negativa do café na fertilidade, tanto do homem quanto da mulher.

Anovulação. A anovulação é o nome da ausência da ovulação. Ou seja, é quando o ovário não consegue liberar o óvulo para a fecundação por causa de alguma doença, alteração hormonal ou também por hábitos pouco saudáveis, como alimentação errada ou exagero na prática de atividade física.

A vitamina B9 ou ácido fólico é umas das vitaminas do Complexo B já bem estabelecidas como suplementação da mulher que está tentando engravidar.

A ingestão de ácido fólico ajuda a engravidar? Ao contrário do que é dito sobre o assunto, não há comprovações de que o ácido fólico ajude a engravidar, o que significa que a ingestão do nutriente não torna a mulher mais fértil.