O que beber com yakisoba?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Aqui, o vinho tinto pode ser uma boa pedida. Para os apreciadores de yakisoba e lámen, vinhos elaborados com Malbec ou Merlot são a combinação ideal. Vinhos marcantes, porém não agressivos. Sua tendência frutada provavelmente aumentará com os deliciosos pratos.

Um dos mais conhecidos leva carne de boi, o Sukiyaki, tal qual o Nikujaga. Aqui, a acidez do vinho é bem vinda, junto com um bom corpo para fazer frente às diversas texturas e à carne. Um tinto leve ou um rosé estruturado são uma boa escolha.

Sushi e temaki
Novamente, a dica é investir em um branco mais leve (Riesling, Sauvignon Blanc, Alvarinho) ou um rosé leve. Assim como com os sashimis, esses vinhos combinam bem com os sabores marinhos graças à mineralidade, e poderão limpar bem o paladar da gordura do peixe e do amido do arroz.

O shochu (lê-se “xôtyu”) é a bebida mais consumida no Japão, mas ainda pouco conhecida dos brasileiros. É um destilado que pode ser feito de diversos ingredientes, como batata-doce, cenoura, arroz, trigo, cevada, trigo-sarraceno, mandioca.

Culinária coreana
Então, para harmonizar pratos como o bugolgi (carne de porco marinada) a sugestão é o Pinot Noir chileno. O toque de frutas maduras levemente adocicado desse vinho vai valorizar ainda mais o prato.

A diferença está, basicamente, no preparo. O Yakisoba leva um molho mais espesso, enquanto o Sukiyaki tem o “caldo” mais fino, feito com shoyu, água, açúcar, Hondashi (tempero à base de peixe), pinga e saquê, bebida fermentada, tradicional do Japão.

Existem algumas variações do yakisoba, como é o caso do prato japonês sukiyaki, que a diferença está na consistência do molho, ou do yakimeshi, que ao invés de se utilizar macarrão, o ingrediente principal é o arroz frito.

A origem do nome "yakisoba", que é uma palavra japonesa, vem daí. O nome significa "macarrão de sobá frito", já que "yaki" é "grelhar" e "sobá" é o mesmo que "massa". O que os chineses criaram também é um macarrão frito com legumes, mas o chow mein é frito na panela wok, a mesma usada aqui em casa pelo maridão.

Além do saquê, a cerveja é uma bebida comum para acompanhar o sushi. No entanto, o amargor de algumas cervejas pode prejudicar alimentos leves como o sushi. No entanto, cervejas como Asahi Dry Lager, Sapporo ou Pilsners combinam muito bem.

Prefira cervejas leves e sutis, como as Pilsen e Witbier.
Não há dúvidas de que o Brasil abraçou a culinária japonesa e, especialmente, os pratos feitos com peixe cru, como sushi e sashimi.

Sukiyaki é uma refeição que consiste de uma espécie de ensopado com diversos ingredientes, comumente servido em casa, principalmente em ocasiões especiais. Geralmente este prato é feito com carne bovina, mas na receita de hoje vamos apresentar uma versão feita com frango.

O preço médio de vinho casillero del diablo depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar vinho casillero del diablo por valores entre R$ 41,64 e R$ 336,00.

Pratos que harmonizam com a Sauvignon Blanc:

  • Carpaccio;
  • Guacamole;
  • Queijo brie;
  • Carnes brancas;
  • Massas com molhos cremosos.

Quando se trata de um sashimi, o ideal é condicionar as suas escolhas a dois molhos bem tradicionais. Basicamente, você poderá selecionar entre o wasabi (a raiz forte japonesa) e o shoyu (molho de soja). Como acompanhamento perfeito ao seu sashimi, dá para elaborar uma mistura destas duas variedades de molhos.

Bacon, bacon de verdade, não é simples de se encontrar no Japão. O toucinho curado e defumado, com sal no ponto certo, capaz de ficar crocante e dourado, é quase uma iguaria no arquipélago, onde a dieta é historicamente marcada por ingredientes como arroz, algas, peixes e soja.

Orientais sofrem uma reação enzimática todas as vezes que ingerem álcool. Mesmo que em pequenas quantidades, o hábito causa uma sensação desconfortável de vermelhidão e inchaço nessas pessoas. A especialista explica que, além disso, esse grupo fica bêbado mais facilmente.

O termo Dry foi revolucionário no mercado das cervejas da época, já que se tratava de um termo muito utilizado no mundo do vinho. Em 1997, os consumidores japoneses responderam à expectativa da cervejaria e a Asahi se tornou a cerveja mais vendida no Japão, posição que ocupa até hoje.

Soju. O soju não é exatamente uma comida da Coreia do Sul, mas não pode ficar de fora da nossa lista. A bebida coreana é a mais consumida no mundo inteiro! Muitas vezes confundido com saquê, o soju é preparado à base de arroz fermentado, com sabor levemente adocicado.

A versão tradicional conta com um sabor neutro, que parece um pouquinho a vodca e o saque, mas com um gosto doce. Mas você também consegue encontrar sojus com sabores, como toranja, ameixa, uva verde e morango.