O que beber com costelinha?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Esse corte pode ficar perfeito com dois vinhos tintos: os vinhos Syrah e o Malbec.

As cachaças e aguardentes do tipo envelhecidas harmonizam muito bem com carnes de porco e, principalmente, cortes gordos: aproveite para preparar uma caipirinha caprichada com limão e hortelã, para limpar o paladar e aproveitar ainda mais os sabores. Mas, além da cachaça, cortes suínos também harmonizam com vinhos.

Amber Larger, Red Ale, Brown Ale e Vienna Lager
Todas as partes do porco vão muito bem com elas. Com destaque para a costelinha de porco, a panceta e o joelho!

Para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir. Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah. E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti. Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.

Para acompanhar, você pode preparar batatas rústicas, nhoque frito e até um purê de batata com queijo.

Chenin Blanc, com seus sabores de maçã, costuma ser uma ótima opção. Versões mais frescas e crocantes combinam com presuntos e carnes frias; ou experimente um Savennières mais rico com pratos mais pesados. O espumante Chenin Blanc também é um vencedor, ou você pode experimentar um Prosecco ou Lambrusco Mantovano.

Sobre a carne de porco, o vinho tinto é a melhor opção para aguçar os sentidos de quem está provando o prato, com destaque para os que possuem taninos suaves. Com relação ao tipo leve, ele serve para preparos com sabor mais delicado, como bisteca e lombo grelhados.

O uso do vinho tinto na culinária
O uso do vinho tinto é uma excelente escolha para preparos mais intensos pelo simples fato de serem mais encorpados para o paladar. A bebida tinta é utilizada como forma de equilibrar sabores e se fazer notar em um prato. O Vinho tinto é utilizado no preparo de carnes pesadas e molhos.

2) Cervejas – Outra boa opção de harmonização para servir com a carne suína é a cerveja, que traz boas alternativas para cada tipo de prato. Se o objetivo é acompanhar petiscos como linguiça defumada, torresmo e bacon, as categorias Rauchbier e Pilsen são preferíveis pelo aroma e sabor semelhantes.

A grande questão envolvida na harmonização da costela é se ela vai ou não acompanhar o molho barbecue. Caso o barbecue faça parte do prato, opte por um Syrah de regiões quentes do Novo Mundo, que possuem corpo e bastante fruta, ideal para cominar com o molho!

Confira as melhores combinações entre cerveja e carnes vermelhas:

  • Porter. A Porter é uma excelente opção para quem prefere cervejas mais encorpadas e um pouco amargas. ...
  • Double IPA. ...
  • Rauchbier. ...
  • Brown Ale. ...
  • Amber Lager. ...
  • Abbey Dubbel. ...
  • Pilsen.

A costela suína é uma carne extremamente saborosa, que garante um resultado suculento ao ser assada ou grelhada. Além disso, a costela suína também é uma excelente fonte de proteínas e nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e ferro.

Cabernet Sauvignon

Para harmonizar, sugerimos um vinho com bastante taninos e mais ácido, como o Cabernet Sauvignon. Se for o lombo de boi, pode escolher sem medo um Cabernet Sauvignon, um Malbec ou ainda um bom rótulo de Syrah!

Doppelbock Rauchbier

Outro corte bem gorduroso muito pedido em churrascos é a costela, que é naturalmente mais salgada que outros cortes de carne. As cervejas que melhor harmonizarão com esse corte são as mais potentes, que possuem um alto teor alcoólico, como a Doppelbock Rauchbier, que tem aproximadamente 8%.

Os Merlots harmonizam bem com carnes de porco, cordeiro e vaca, além de queijos como parmesão, brie e camembert e temperos como alho e cebola. Malbec é uma casta de uvas bastante difundida em Bordeaux, na França, embora também seja cultivada em várias regiões do mundo.

Romanée-Conti

R$ 2,6 milhões (558 mil dólares) foi o investimento feito por um amante de vinhos em uma garrafa da bebida. O rótulo é o Romanée-Conti 1945, arrematado pela Sotheby's — uma casa de leilão de Nova York, 2018.

Anote aí alguns tipos de carne que podem combinar bem com vinhos brancos: além do vitelo, a carne de porco, cordeiro, coelho e aves como frango, pato, peru, perdiz, faisão e codorna. Não esqueça de que para combinar com vinhos brancos a receita e os acompanhamentos precisam ser mais leves!

A rede de restaurantes Outback lançou uma promoção que oferece um "jantar completo" para duas pessoas por R$ 99,90. O valor inclui a costela Junior Ribs For Two, com dois acompanhamentos e duas bebidas.

2 pessoas

Costela Outback para 2 pessoas. Cardápio Outback.