O quê batata é legume ou verdura?

Perguntado por: oteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Alimentos muito diferentes entre si, como a batata, a cenoura, o milho e o tomate, fazem parte do grupo dos legumes, porém em categorias diferentes.

Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates). Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).

Verduras: são todas as hortaliças em que a parte comestível são as folhas, flores ou hastes. Legumes: são todas as hortaliças em que a parte comestível são os frutos ou as sementes.

A batata é uma dicotiledônea da família Solanaceae pertencente ao gênero Solanum, que contém mais de 2000 espécies. Destas, cerca de 160 produzem tubérculos.

O aipim, a cenoura e a beterraba, por sua vez, são exemplos de legumes classificados como raízes tuberosas. Neles, não há formação de brotos como ocorre no caule, pois a maioria das raízes comercializadas não possui gemas. Já as verduras são plantas herbáceas consumidas, usualmente, sem cozimento.

As verduras são as plantas comestíveis em forma de folhas ou flores. Podem também ser chamadas de hortaliças. Os exemplos mais conhecidos de folhas são a alface, o agrião, a acelga, a couve, o espinafre. Já entre as flores os mais consumidos são o brócolis, a couve-flor e a alcachofra.

Especialistas explicam que o tomate, na verdade, é fruto (termo botânico) e fruta é um nome comercial, aplicado aos alimentos com teor de açúcar elevado.

Do ponto de vista nutricional, todos os legumes podem ser considerados hortaliças, mas grãos, raízes e tubérculos não costumam ser incluídos nesse grupo.

O tomate seguiu como o primeiro mais consumido, seguido pela batata, cebola e cenoura.

As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.

Legumes: abobrinha, berinjela, pepino, abóbora, chuchu, pimentão etc. Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico, soja, etc. Verduras: alface, acelga, couve, agrião, escarola, repolho, espinafre, rúcula etc. Raízes e tubérculos: beterraba, batata, cenoura, nabo, mandioca, rabanete etc.

A batata é um alimento basicamente energético; porém, é também rico em proteínas e importante fonte de sais minerais.

Classificação da batata é a sua separação por tamanho e categoria. Ela garante um produto homogêneo nas características varietais, no calibre e no tipo. A norma de classificação é o instrumento de comunicação entre produtores, atacadistas, indústrias, varejistas e consumidores.

- Família: Solanaceae - Origem: América do Sul. A batata (Solanum tuberosum), conhecida também como batata-inglesa, é uma planta herbácea da família das solanáceas, a mesma do tabaco, do pimentão e do tomate.

Legumes de bulbo
Esta é a parte da planta que cresce logo abaixo do solo, e está entre a raiz e o caule. Os legumes de bulbo geralmente são em camadas, como a cebola, e possuem sabor forte. Alguns exemplos são a cebola, alho e açafrão.

O pepino é um vegetal que pode ser utilizado na culinária e em cosméticos. É comum relacionar vegetais utilizados em comidas salgadas com legumes, mas existem as hortaliças em que a parte comestível é o fruto, o que é o caso do pepino.