O que Baiano come na Umbanda?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Eles apreciam comidas típicas da Bahia como o vatapá, caruru, acarajé, coco, cocada e farofa de carne seca. Os Baianos vêm em missão de alívio ao sofrimento e como orientadores espirituais. São fortes guerreiros e trabalham tanto na Direita, quanto na Esquerda.

O manjericão, a palma da rainha e arruda são algumas das ervas mais requisitadas para quem gosta da tradição.

Alcoólicas e não-alcoólicas, bebidas como a batida de coco, guaraná axé e o licor de jenipapo fazem da gastronomia baiana um verdadeiro estudo do que há de melhor no mundo.

Eles apreciam comidas típicas da Bahia como o vatapá, caruru, acarajé, coco, cocada e farofa de carne seca. Os Baianos vêm em missão de alívio ao sofrimento e como orientadores espirituais.

Arroz de Hauçá
É um dos pratos preferidos de muitos baianos, inclusive do escritor Jorge Amado.

Baiano: gentílico ou adjetivo pátrio
A palavra baiano é formada por derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo -ano à palavra Bahia: Bahia + - ano.

A Gira dos Baianos são sempre dotadas de muita leveza e alegria e são conhecidas por desmanchar demandas. Seus guias são sempre orientadores e sempre nos aconselham. Além da leveza, essa é uma linha com uma característica importantíssima. É uma Gira de fé inabalável.

Os baianos trazem a descontração, o aprendizado de como trabalhar as adversidades, a alegria, a flexibilidade, a magia, a brincadeira sadia, assim médiuns que são introspectivos, quando incorporado seu baiano ou sua baiana, soltam-se liberando sua alegria interna, a descontração.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi!

Oferendas aos Guias Baianos
As oferendas aos Baianos são a base de coco, por isso eles apreciam muito a cocada e também o aipim com melaço.

Costuma-se comemorar no Dia do Nosso Senhor do Bonfim – 02 de fevereiro – o dia dos Baianos. Já o seu dia da semana comemora-se na segunda-feira.

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.

Reg: é o mesmo que festa. Ronca e fuça: xingamento, forma ruim de chamar alguém. Serrão: pessoa pidona, que quer tudo.

Oferendas ao Boiadeiros na Umbanda

  • Frutas: Laranja, limão, abacaxi, carambola e uva;
  • Pratos: caldo de mocotó, arroz carreteiro, arroz com lentilha, costela de boi, carne seca desfiada e feijão tropeiro;
  • Bebidas: Suco de frutas cítricas, vinho tinto e branco e piga.

A Inconfidência Baiana foi marcada por reivindicações de caráter popular. No século XVIII, a insatisfação da população baiana contra a administração colonial se avolumava por conta da ausência de produtos, da fome e outras mazelas que assolavam a população.

"Maria Baiana e a Umbanda" é um romance mediúnico, psicografado. Transmitido à médium Anna pelo espírito de Maria Baiana, o livro conta a história de uma jovem que desencarna dias antes de seu casamento e que, no plano espiritual, assume a missão de voltar à Terra para trabalhar como mentora de sua mãe.

A expectativa de vida dos baianos tem aumentado a cada ano, atualmente é superior a 70 anos de vida. O povo baiano é conhecido pela sua alegria, receptividade, musicalidade e diversidade cultural. A população é bem miscigenada, composta pelo índio, europeu e africano.