O que avaliar na equipe?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Ao realizar uma análise por equipe, torna-se possível a identificação dos pontos fortes e fracos do trabalho do time, isso possibilita que sejam realizadas melhorias no fluxo de trabalho, no relacionamento, e principalmente no alcance das metas da empresa.

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta do RH para analisar a performance de um colaborador ou de um time inteiro. Por meio da Avaliação de Desempenho, é possível avaliar competências técnicas e comportamentais dos colaboradores . E, ainda, relacioná-los com a cultura da empresa.

O que escrever na avaliação de desempenho individual?

  1. Metas (pessoais ou atribuídas)
  2. Realizações desde a última autoavaliação.
  3. Insights sobre produtividade.
  4. Melhorias desde a última avaliação de desempenho individual.
  5. Plano de crescimento ou PDI.
  6. Fit cultural.

Para que uma equipe seja bem-sucedida é necessário que certas competências sejam desenvolvidas por parte de seus membros. Comunicação, cooperação, motivação, criatividade, delegação de tarefas e percepção são algumas dessas competências.

A avaliação de comportamento pode ser feita por meio de um checklist, por exemplo. Após terminar uma tarefa, o colaborador preenche um checklist. Pode ser com respostas objetivas, escalas – de 0 a 10, por exemplo, – ou subjetivas. Varia de acordo com o objetivo da empresa.

A Avaliação de Desempenho por Metas é uma estratégia de mensuração de resultados de profissionais de uma organização amplamente utilizada por diversas empresas de ramos de atuação diferentes. Sendo assim, é possível mapear a atual situação da empresa em relação ao desempenho dos colaboradores.

A avaliação 360º é a mais completa e democrática, considerando todos os outros tipos de avaliação de desempenho. Ela combina a autoavaliação com a opinião de todos ao redor do avaliado, sendo eles seus superiores, colegas de trabalho, e em alguns casos até seus fornecedores.

Na empresa, a autoavaliação é, geralmente, feita por questionários que o colaborador responde sobre si mesmo. Logo, ele deve ser formado por perguntas que estimulem o funcionário a analisar a sua postura enquanto profissional e, especialmente, levando em consideração a missão, os propósitos e os valores da empresa.

Quais são alguns bons exemplos de feedback positivo?

  1. Planeje-se adequadamente. ...
  2. Destaque os pontos positivos e negativos. ...
  3. Pontue o que precisa ser mudado. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Seja claro e preze pela honestidade.

É importante se colocar no lugar do outro e tentar entender a perspectiva dele. Além disso, é importante perguntar perguntas para esclarecer pontos que possam não ter sido entendidos. É importante também se colocar em uma posição receptiva, buscando entender a mensagem e o que pode ser feito para melhorar.

O feedback só é construtivo se ele orientar e indicar melhorias nas situações negativas e não apenas para elogiar ou identificar problemas no colaborador. Isso ajuda a motivar as pessoas e mostra haver espaço para melhorias.

5 métricas para medir o desempenho da sua equipe em home office!

  1. Atingimento de metas. ...
  2. Tempo gasto por tarefa. ...
  3. Nível da qualidade das entregas. ...
  4. Receita por colaborador. ...
  5. Pesquisas de satisfação.

Para calcular a produtividade de uma empresa é necessário aplicar a fórmula que divide a quantidade de produtos, serviços e atividades realizadas pelo número de recursos usados. Outra fórmula, que foca mais no retorno sobre o investimento, é a divisão da receita total pelo custo total.

Passo a passo de como medir a performance de pessoas

  1. Realize uma análise sobre a equipe. ...
  2. Estabeleça o planejamento das metas. ...
  3. Utilize o Ciclo PDCA em sua estratégia. ...
  4. Faça a gestão de metas. ...
  5. Implemente políticas de incentivos. ...
  6. Faça avaliações de performance. ...
  7. Use softwares para medir performance.

Conheça os três tipos de avaliação
Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.

As escalas de Avaliação de Desempenho podem ter diferentes números de pontos de ancoragem para resposta, variando frequentemente entre três e dez pontos. As mais comuns são as escalas com cinco, sete e dez pontos de ancoragem.

A autoavaliação é um dos métodos de avaliação de desempenho para analisar a performance dos profissionais. Nela, o próprio colaborador avalia seu desempenho baseado em critérios pré-determinados.

Ao realizar uma autoavaliação profissional, você saberá os pontos que precisa trabalhar para evoluir. Essa iniciativa não servirá apenas para o seu ambiente de trabalho, mas também para a sua vida pessoal, sendo uma ótima chance de se conhecer melhor.

A autoavaliação é um processo que vem em seguida do autoconhecimento. São ferramentas que podem mudar seu jeito de pensar e agir e que, se acompanhadas da execução plena de um bom plano de ação, podem significar uma transformação da sua vida. E para melhor.

Perguntas para avaliação de desempenho para gestores

  1. Identificação de problemas. ...
  2. Tomada de decisões e Visão de cenário. ...
  3. Ética e transparência na comunicação. ...
  4. Administração de conflitos. ...
  5. Atuação, autodesenvolvimento e capacidade de treinamento. ...
  6. Construção de relacionamentos, colaboração e trabalho em equipe.