O que avalia a Conitec?

Perguntado por: dgonzaga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A Conitec, criada pela Lei nº 12.401, de 28 de abril de 2011, substituiu a antiga Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS (CITEC) na atribuição de avaliar as demandas de incorporação de tecnologias no SUS.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) realiza, periodicamente, uma série de consultas públicas para a população expressar suas opiniões e compreensão sobre a análise e incorporação de tecnologias ao SUS.

A Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS) é o instrumento norteador para os atores envolvidos na gestão dos processos de avaliação, incorporação, difusão, gerenciamento da utilização e retirada de tecnologias no Sistema.

Esse plenário é composto por representantes de cada secretaria do Ministério da Saúde (7 ao todo), CFM, CNS, CONASS, CONASEMS, ANS e ANVISA.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde.

Foi estabelecido por Decreto Presidencial o prazo de 180 dias para conclusão de pedidos protocolados para avaliação pela CONITEC, admitida prorrogação por mais 90 dias, quando as circunstâncias exigirem.

Os critérios que devem ser observados pela Conitec em suas análises foram estabelecidos pela Lei no 12.401 (Brasil, 2011a): i) evidências científicas da eficácia, acurácia, efetividade e segurança do medicamento, produto ou procedimento re- gistrado ou com autorização de uso emitida pela Anvisa; e ii) avaliação ...

Os PCDT são documentos que visam garantir o melhor cuidado de saúde diante do contexto brasileiro e dos recursos disponíveis no SUS.

Como tratar TDAH gratuitamente no Brasil? Pelo SUS, o atendimento aos pacientes com TDAH geralmente é feito por meio dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que são centros que acompanham pacientes com transtornos mentais, buscando realizar o acompanhamento clínico e a reinserção destas pessoas na sociedade.

As tecnologias leves são as das relações; as leve-duras são as dos saberes estruturados, tais como as teorias, e as duras são as dos recursos materiais. A adoção das tecnologias leves no trabalho em saúde perpassa os processos de acolhimento, vínculo e atenção integral como gerenciadores das ações de saúde.

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) foi criada pela Lei 12.401, de 28 de abril de 2011, substituindo a CITEC.

O objetivo é subsidiar as instâncias decisórias quanto à incorporação e monitoramento da utilização de tecnologias no sistema de saúde, além de orientar os profissionais de saúde e usuários em relação à segurança, aos benefícios e aos custos.

O objetivo é satisfazer as necessidades dos clientes, suprindo — ou, de preferência, superando — suas expectativas. A Gestão da Qualidade na saúde, dessa forma, tem foco na coordenação de ações para o alcance da excelência no ambiente hospitalar e clínico e nos serviços oferecidos aos pacientes.

A gestão em serviços de saúde é importante sobretudo para aperfeiçoar sua entrega nas instituições de saúde. Ou seja, ela é fundamental na criação de protocolos e políticas de atendimento que atendam às necessidades dos pacientes de forma humanizada.

Brasília: CONITEC, 2020. BRASIL. Resolução Da Diretoria Colegiada – RDC nº 46 ANVISA/MS, de 28 de agosto de 2009. Brasília: Ministério da Saúde.

A RENASES, conforme prevista no Decreto 7.508, de 2011, é a relação de todas as ações e serviços públicos que o SUS garante para a população, no âmbito do SUS, com a finalidade de atender a integralidade da assistência à saúde. Além da RENASES, há a RENAME – Relação Nacional de Medicamentos.

É esse profissional quem fornece dados e avaliações a partir do uso de Inteligência Artificial (IA) para a tomada de decisão de médicos e gestores de hospitais.

São um conjunto de dados que permitem direcionar o trabalho e registrar oficialmente os cuidados executados na resolução ou prevenção de um problema. Protocolo descreve uma situação específica de assistência/cuidado, com detalhes operacionais e especificações sobre o que fazer, quem fazer e como fazer.