O que aumenta a velocidade do PC?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O que você vai ver nesse texto:

  • Remova arquivos e programas desnecessários.
  • Execute menos programas ao iniciar.
  • Elimine vírus com o próprio Windows.
  • Configurações de energia.

O primeiro passo para aumentar a velocidade do clock deve ser o aumento do multiplicador. Isso usa o clock de base embutido na placa-mãe (geralmente 100 MHz). Multiplicar esse número gera sua velocidade de clock. Por exemplo, um multiplicador de 36 (x100 MHz) dá 3,6 GHz.

Para isso, você tem que acessar a BIOS do seu notebook ou PC, geralmente a tecla "Delete" funciona. Em seguida, tentaremos alterar a frequência do seu processador através da opção "FSB Frequency". Selecione essa opção com as setas e aperte "Enter". Logo, aumente a frequência do processador e salve as alterações.

Seu PC está lento porque algo está usando seus recursos. Se, de repente, a execução for mais lenta, um processo de fuga pode estar usando 99% dos recursos da CPU, por exemplo. Ou, um aplicativo pode estar sofrendo um erro de memória e usando uma grande quantidade dela, fazendo com que o seu PC troque para o disco.

Vantagens. Ter um computador com tecnologia SSD pode ser até 12 vezes mais rápido que um modelo convencional que faz uso do HD. Logo de cara ao iniciar o aparelho você já sente a diferença devido a velocidade com que os programas se abrem.

Desse modo, quanto mais memória RAM o seu dispositivo tiver, seja ele de mesa ou notebook, mais rápido ele será, já que haverá um número menor de partes do componente dedicados individualmente a cada tarefa ou função em execução.

Seu computador pode funcionar com 100% de uso da CPU, desde que a temperatura permaneça sob controle. O superaquecimento como resultado do uso total pode ser prejudicial ao computador, mas ele ainda pode funcionar por boas 3 a 4 horas.

Em repouso, o computador não chega a exigir 1% da CPU. No entanto, em alguns casos o uso da CPU pode disparar, chegando a até 100% e permanecendo assim por tempo indeterminado, o que pode ser extremamente prejudicial para o computador.

Então, a velocidade de clock mede o número de ciclos de cálculos por segundo feitos pela CPU. Atualmente, esse número de ações é contabilizado em Gigahertz (GHz). Então, um chip para computador com 3,6 GHz significa que ele realiza 3,6 bilhões de ciclos por segundo.

O overclock é um método usado para aumentar o desempenho de um componente do computador além dos padrões de fábrica. Essa é uma prática bem comum entre usuários mais experientes. Em geral, as pessoas forçam a “velocidade de clock” das peças, ampliando a quantidade de cálculos que a máquina pode realizar por segundo.

Logo, o principal fator que determina a velocidade do processador é o número de clocks que ele consegue realizar por segundo. A unidade de medida utilizada atualmente é o GHz, que representa 1 bilhão de pulsos por segundo.

Se para execução de games pesados a recomendação gira em torno dos 3 ou 4 GHz, alguns usuários de softwares gráficos podem ter um bom desempenho com um processador que tenha 2 GHz, desde que as outras configurações do sistema também sejam atualizadas como a geração do processador, quantidade de núcleos e quantidade de ...

Já deu para entender que, quanto maior a velocidade em GHz de um clock, mais rápido o processador agirá. Porém, esse não é o único indicativo de velocidade. Atualmente, existem diversas tecnologias e arquiteturas que podem agilizar o processamento de dados.

Se não quiser estar a alterar o plano à frente dele clique em Alterar definições do esquema. Logo a seguir clique em Alterar definições avançadas de energia. Agora localize a opção Gestão da Energia do Processador. Depois no estado do desempenho mínimo coloque em 100%.

Existe uma variedade deles: spams, trojans, spywares e por aí vai. Eles, além de roubarem seus dados, podem deixar seu dispositivo mais lento, pois geralmente ficam em processamento no modo de segundo plano, explica Thiago Xavier, engenheiro da segurança da informação e coordenador de projetos do Centro Paula Souza.

O preço, por exemplo, é uma das desvantagens do SSD quando comparados com seus concorrentes baseados em disco. Além disso, a baixa capacidade de armazenamento e a sensibilidade à altas temperaturas também depõe contra o produto, uma vez apenas 5ºC de aumento no ambiente reduz pela metade a vida útil de suas células.

Mais rápido que o HD, o SSD pode atingir velocidades de até 500MB/s, sendo o mais utilizado atualmente por conta de sua resistência e ganho de desempenho em relação ao HD.

Para a maioria dos jogadores casuais e usuários de computadores, 16GB de RAM é mais que suficiente, e 8GB de RAM provavelmente será suficiente para as necessidades diárias. A menos que você costuma executar vários aplicativos que usam muita memória de cada vez, portanto, 32GB de RAM é provavelmente um desperdício.

Se a velocidade da sua RAM é rápida o suficiente ou não, dependerá do tipo de CPU que você possui. A velocidade da sua RAM não altera a velocidade da sua CPU, mesmo quando aumentada a frequência do relógio (overclock), mas pode diminuir a velocidade da CPU dependendo se sua RAM estiver cheia ou não.

E aí temos uma conclusão relevante: placa de vídeo é importante para altas taxas de quadro, mas elas só vão acontecer se o seu processador tiver desempenho para alcançá-las. Então se seu foco é em muitos FPS, esteja pronto para caprichar no processador, além da placa de vídeo.

Conclusão. A CPU é basicamente o cérebro do computador, enquanto que a GPU fica responsável pela leitura e execução de bilhões de dados. Se você optar por comprá-las separadamente, terá que desembolsar mais dinheiro. Por outro lado, os ganhos de desempenho serão significativos.