O que aumenta a ebulição?

Perguntado por: omello . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Quanto maior a altitude em relação ao nível do mar, menor a pressão atmosférica; Quanto maior a pressão atmosférica, maior o ponto de ebulição; Quanto menor a altitude, maior a pressão atmosférica e maior o ponto de ebulição.

A ebulição global é causada pelo aumento acelerado das temperaturas médias do planeta Terra, ou seja, pela intensificação do fenômeno que conhecemos como aquecimento global.

Quando um líquido é aquecido, sua pressão de vapor aumenta até ficar igual à pressão do gás. Com isso, formam-se bolhas de líquido vaporizado (gás) que sobem para a superfície da panela, onde elas estouram e liberam o gás. Para formar vapor as moléculas do líquido superam as forças de atração entre elas.

Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição.
Por exemplo, o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C.

Temperatura de Fusão e Temperatura de Ebulição
Além dos tipos de forças intermoleculares, outro fator importante que influencia no ponto de fusão e ebulição é o tamanho das moléculas: quanto maior a massa molar do composto orgânico, maiores são as temperaturas de fusão e de ebulição da substância.

O ponto de ebulição (PE) representa a temperatura em que uma substância atinge e muda do estado líquido para o estado gasoso. Variáveis como pressão atmosférica, altitude, composição e massa da substância influenciam no processo de mudança de estado físico.

A ebulição ocorre, por exemplo, quando colocamos a água no fogo, fornecendo energia térmica primeiramente para as moléculas que estão no fundo do recipiente. Esse aumento de energia térmica faz com que sua massa diminua, por isso elas sobem, enquanto que a água da superfície desce.

Isso ocorre porque essas duas substâncias possuem ligações de hidrogênio, que são interações mais intensas que as demais.

Para evitar a ebulição tumultuosa de um líquido durante a destilação sob pressão atmosférica, adiciona-se alguns fragmentos de “porcelana porosa”. Estes liberam pequenas quantidades de ar e promovem uma ebulição mais regular.

A variação da pressão de vapor do solvente em razão da presença do soluto é o efeito tonoscópico. O aumento do ponto de ebulição pela presença de soluto se deve ao efeito ebulioscópico.

Ebulição é a mudança do estado líquido para o gasoso, sendo um fenômeno físico endotérmico de interesse das disciplinas da Física e Química. Um exemplo de ebulição é a fervura da água. O Ponto de Ebulição é a temperatura em que determinados líquidos começam a ferver.

Pressão. A evaporação será mais rápida quanto menos pressão for exercida sobre a superfície do líquido, pois ela dificulta o escape das moléculas.

Vale lembrar que a Ebulição e a Evaporação são, na realidade, tipos de vaporização. A diferença de ambas reside na velocidade do aquecimento, ou seja, se for realizado lentamente chama-se evaporação; entretanto, se for realizado com aquecimento rápido chama-se ebulição.

Resolução. A presença de um soluto proporciona o aumento da temperatura de ebulição da água em relação à água pura. Ao considerar, as mesmas massa e a mesma quantidade de calor, quanto menor o calor específico, maior será a variação de temperatura.

A temperatura de ebulição da água é menor do que a das demais substâncias que constituem o leite.

Ao se vaporizar, as substâncias aumentam de volume. Por este motivo, um aumento na pressão acarreta um aumento na temperatura de ebulição, pois uma pressão mais elevada tende a dificultar a vaporização. Este fato é usado nas panelas de pressão e a água pode chegar a 120 ºC.

Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

Os fatores que influenciam a temperatura de ebulição e fusão de uma substância são o tamanho e a geometria da molécula. Quanto maior o tamanho de um composto, maior sua massa molecular e conseqüentemente, maior será seu ponto de ebulição.

A sacarose (açúcar) se dissolve bem na água também porque possui vários grupos OH em sua estrutura, que realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água, o que facilita sua dissolução.

A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.

Quanto maior a temperatura, maior será a pressão de vapor, porque a elevação da temperatura favorece a evaporação do líquido. Isso explica o fenômeno da ebulição.