O que aumenta a creatinina Fosfoquinase?

Perguntado por: rgodinho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeita de infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.

Reduzir o consumo de proteínas animais, como carne vermelha, frango e peixe diminui os níveis de creatinina no corpo. Beber bastante água é fundamental para manter os rins saudáveis e reduzir os níveis de creatinina no sangue.

A FDA dos Estados Unidos especifica um nível de CPK superior a 50 vezes o limite superior do normal – ou 10.000 UI / L – acompanhado por lesões nos órgãos, geralmente comprometimento renal.

Papel da creatinofosfoquinase (CPK ou CK)
Enquanto pequenos aumentos da CK podem ocorrer em situações benignas, como após intenso esforço físico, grandes elevações dos níveis sanguíneos são um sinal de grave doença muscular.

Sintomas de CPK alterado
Os níveis de CPK podem sofrer alterações devido a uma série de fatores. Por isso, não existem sintomas característicos de CPK alto ou baixo. Se o quadro estiver associado aos músculos, por exemplo, os principais sintomas tendem a ser dores musculares e perda de força muscular.

A princípio, tenha em mente que é necessário evitar a prática de exercícios físicos intensos, tais como corridas e musculação, até 72 horas antes da coleta de sangue, especialmente quando as atividades causam dores musculares pós-treino.

Os valores de referência da CPK são entre 30.00 U/L e 200.00 U/L para homens e entre 29.00 U/L e 168.00 U/L para mulheres. Resultados fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico. Valores baixos podem ocorrer em pessoas com baixa massa muscular, desnutridas e idosos.

O exame creatinofosfoquinase (CPK) é útil para ajudar no diagnóstico de doenças como infarto, insuficiência renal ou pulmonar, dentre outras.

Quais são os sintomas da creatinina alta?

  • náuseas;
  • vômito;
  • cansaço e fraqueza;
  • retenção de líquido;
  • falta de apetite;
  • falta de ar;
  • confusão mental;
  • emagrecimento.

evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados, ultraprocessados, açúcar e alimentos refinados.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção.

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis. Está presente principalmente nos musculatura estriada, no tecido cardíaco e no cérebro.

Os valores de referência da CPK são entre 30.00 U/L e 200.00 U/L para homens e entre 29.00 U/L e 168.00 U/L para mulheres. Resultados fora dessa faixa devem ser acompanhados por um médico.

8 horas

Para esse exame é necessário jejum de 8 horas antes da coleta.

neurologista

Olá, o ideal seria você procurar um médico neurologista especialista em Doenças Neuromusculares. A elevação da CPK pode se relacionar a contextos das mais diversas doenças musculares (miopatias), assim como também pode ocorrer em doencas neurogenicas em que o problemas primário não está no músculo em si.

Enzima encontrada principalmente na musculatura estriada, cérebro e coração. É um marcador sensível, mas inespecífico de lesão muscular, inclusive miocárdica.

As enzimas que agem no emagrecimento, realizadas de forma intramusculares, são substâncias proteicas que aumentam a possibilidade de reações químicas, atuando na digestão e aceleram o metabolismo, agindo na maior quebra de calorias, além de diminuírem a ansiedade e vontade de comer doces.

Com o objetivo diagnosticar o infarto do miocárdio, solicita-se a dosagem da CPK-MB (avaliada pelo método massa), a qual aumenta nas primeiras 4 a 6 horas após o início do quadro, apresentando um pico entre 18 a 24 horas e permanecendo alterada por 48 a 72 horas após o episódio.