O que atrapalha a terapia?

Perguntado por: hhipolito . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

A distração durante a terapia pode atrapalhar bastante o tratamento. Durante o período da sessão, é fundamental que a pessoa esteja ali realmente presente e engajada no procedimento, pois, somente assim, ele será o mais eficiente possível. LEIA MAIS: Como é uma sessão de terapia?

As terapias servem para que a pessoa consiga lidar de uma melhor forma com as suas questões emocionais, principalmente as questões emocionais que tiveram grande impacto em sua vida. Porém, as questões de menor impacto não são menos importantes e também fazem parte do processo terapêutico.

Na primeira, o paciente está desanimado com o progresso do tratamento e se sente desanimado, pois entende que sua queixa já deveria ter melhorado. E por outro lado, existem aqueles que enxergam uma melhora na sua condição e acreditam estar aptos para largar o procedimento.

Coisas para não fazer na terapia

  • 1 Usar celular durante a terapia.
  • 2 Dar alta sozinho.
  • 3 Rebater o psicólogo.
  • 4 Mentir na terapia.
  • 5 Não fazer a “lição de casa”

O Que Não Dizer Ao Seu Terapeuta

  • “Sinto que estou falando demais.” ...
  • "Eu sou o pior. ...
  • “Sinto muito por minhas emoções.” ...
  • “Sempre falo de mim.” ...
  • "Eu não posso acreditar que eu te disse isso!" ...
  • “A terapia não vai funcionar para mim.” ...
  • Outras coisas a evitar. ...
  • Uma última dica.

Aproximadamente 72% dos psicoterapeutas admite ter chorado em alguma sessão (Blume-Marcovici, Stolberg, & Khademi, 2013). É perfeitamente normal e mais comum do que imaginamos. Durante a graduação nunca me foi ensinado sobre minhas próprias lágrimas.

O que fazer quando o Psicólogo desiste do paciente ? Se o Psicólogo encerrar a terapia e não der um motivo claro, então você precisa perguntar. Às vezes, os pacientes se sentem um pouco impotentes para fazer essas perguntas, mas estarão totalmente em seu direito. Você deve encontrar coragem para conversar sobre isso.

É legal você observar duas possibilidades antes de decidir quando parar a terapia: a. você não está mais gostando do estilo do seu terapeuta e gostaria de testar um novo profissional ou nova abordagem ou b. você quer espaçar mais as sessões antes de parar definitivamente, para ver como vai reagir.

O tempo do psicólogo
Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento. Uma simples avaliação psicológica pode durar cerca de cinco sessões.

Durante as sessões com o psicólogo, os pacientes são convidados a falar sobre os problemas que causam sofrimento em sua vida, como instabilidade financeira, conflitos familiares, baixa autoestima, insatisfação profissional, problemas conjugais e dilemas pessoais.

Considere expor suas razões para que você tenha um controle sobre sua motivação. Abra um diálogo com seu Psicólogo. Seja gentil e honesto. Além disso, se você está pronto para trocar de Psicólogo, saiba que existem recursos disponíveis.

O Psicólogo não pode ser amigo do paciente porque tratamento psicológico não se confunde com amizade. Através de Psicoterapia o paciente, desprovido de máscaras, compartilha seu mundo interior com um especialista com a finalidade de tratar de suas emoções, sofrimentos, dificuldades e problemas.

Para tratar esse tema no encerramento da terapia, costuma ser positivo pedir para o paciente refletir sobre o que aprendeu ou, inclusive, escrever uma carta ao seu eu do passado: aquele que procurou a ajuda psicológica para enfrentar um problema que foi resolvido ou com o qual aprendeu a lidar.

Você pode falar sobre o que desejar na terapia! Não é necessariamente um requisito tocar em assuntos desconfortáveis. Mas, considere compartilhá-los com o psicólogo assim que você se sentir mais confortável com a psicoterapia e tiver adquirido mais confiança no profissional.