O que atrapalha a definição muscular?

Perguntado por: jvieira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Alguns fatores contribuem para acelerar a perda da massa muscular.

  • sedentarismo;
  • má alimentação;
  • baixo consumo de água;
  • tabagismo;
  • sono irregular;
  • consumo excessivo de álcool.

ÁLCOOL E FRITURAS
Além disso, diminuem os níveis de testosterona no organismo. Por isso, podemos dizer que o consumo de bebidas alcoólicas exerce um efeito negativo para a hipertrofia e os processos relacionados à manutenção e ao crescimento muscular são prejudicados", explica a nutricionista.

panturrilhas

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver. Por este motivo que figura no topo de nossa lista, como grupo mais complicado de melhorar.

O que impede o ganho de massa muscular? Manter o ritmo de treino é outro fator que pode influenciar os resultados da hipertrofia. Se o intervalo entre as sessões for muito curto, pode-se gerar fadiga em excesso, o que leva, muitas vezes, ao aparecimento de lesões. Para crescer, o músculo precisa de sobrecarga.

A parte do corpo mais fácil de definir é a barriga. A barriga é a parte do corpo onde a maioria das pessoas armazena a gordura. Por isso, é comum que as pessoas queiram reduzir a gordura da barriga para ficarem com o corpo mais definido.

1 – Natação: Um dos esportes mais completos de todos, a natação emagrece e define o corpo. Ao nadar os quatro estilos, crawl, costas, peito e borboleta, a pessoa trabalha todos os músculos do corpo. Além disso, é um esporte divertido e relaxante, que ajuda também na redução da gordura corporal.

Os mais indicados são os Whey Protein, Albumina, Creatina que são importantes fontes de proteínas que aumentam a saciedade. Os termogênicos, aumentam o gasto calórico e aceleram o metabolismo, entre eles, podemos citar, os suplementos a base de cafeína, chá-verde, óleo de cártamo, Ômega 3 e L-Carnitina.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

Difícil é evitar essas tentações, ainda mais quando se quer definição muscular e hipertrofia. E os grandes vilões por você ainda não ter o corpo que pretende, certamente podem estar escondidos na sua alimentação: a gordura e o açúcar. Todos sabem que para ter um shape bacana é preciso fazer uma dieta.

Outro motivo de “resistência” que existe em alguns praticantes de atividade física em consumir o feijão é o fato das dietas de fisiculturistas e outros atletas americanos não conterem essa leguminosa. Mas isso acontece simplesmente porque esse não é um alimento comum nos Estados Unidos.

Sendo assim conclui-se que não é necessário sentir dor muscular tardia para que ocorra hipertrofia muscular.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo.

A região anterior de coxa costuma ser a que mais se destaca em um físico, pois é onde concentra a maior quantidade de músculos. E por este motivo, é a região onde mais temos opções de exercícios para se fazer em casa, como o clássico agachamento, o afundo, o avanço, e entre outros.

Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Geralmente, leva algum tempo para definir e ganhar massa magra, mesmo se exercitando regularmente e adotando uma dieta equilibrada. A média é de 3 a 6 meses para alcançar um físico definido e magro. Contudo, esse tempo varia de acordo com o seu biotipo, a sua carga genética e se você está ou não com sobrepeso.

O descanso é outra coisa muito importante para quem quer crescer. Isso porque não é enquanto você treina que os seus músculos crescem, mas enquanto você descansa. É durante o sono que o hormônio do crescimento é liberado.