O que atrapalha a alfabetização?

Perguntado por: rdrumond . Última atualização: 2 de maio de 2023
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exposição precoce à alfabetização; fatores socioeconômicos; histórico familiar de dificuldades de aprendizagem; lacunas nas instruções de leitura, etc.

Mas uma das dificuldades mais sérias para uma alfabetização eficiente no Brasil é a evasão e o baixo desempenho escolar. Em 2019, o ministro da Educação chamou atenção para o problema. “Antes mesmo do início das aulas, 1,5 milhão de jovens já está fora da escola.

A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Foi apontado pelos professores vários motivos que levam ao fracasso escolar: desinteresse por parte do professor, falta de acompanhamento da família, problema com a metodologia utilizada, desinteresse por parte do aluno, desrespeito com a singularidade, qualidade de vida e, problemas cognitivos do aluno.

A falta de acesso à educação de qualidade, a pobreza, as desigualdades sociais, as barreiras culturais e linguísticas são algumas das principais causas do analfabetismo.

As dificuldades que podem surgir neste processo são: os erros na leitura de letras, erros na leitura de sílabas e palavras, leitura lenta e vacilações e repetições.

Dicas de alfabetização

  • Clube da leitura e contação de histórias. Quem já ouviu aquela famosa frase: “Quem lê bem, escreve bem?”. ...
  • Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas. ...
  • Trava-línguas. ...
  • Jogos de ritmo e rima. ...
  • Explore os sons das palavras. ...
  • Aprendendo com música. ...
  • Embaralhando as palavras.

Principais desafios da alfabetização e letramento

  • Dificuldade no acompanhamento das aulas.
  • Frustração diante das dificuldades.
  • Falta de aproximação entre a escola e família.
  • Falta de conhecimento dos professores.

Quais são as principais atividades de alfabetização e letramento?

  1. Roda de leitura. A roda de leitura é uma atividade que deixa as crianças curiosas e interessadas sobre diversos assuntos. ...
  2. Ímã de palavras. ...
  3. Livreto. ...
  4. Varal de letras. ...
  5. Alfabeto de tampinhas.

A dificuldade na escola pode estar relacionada a ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração e tornam o aprendizado um desafio. Além disso, o TDAH e o autismo podem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem.

Por exemplo: lesões neurológicas, deficiência auditiva, deficiência visual, podem trazer, como consequência, problemas cognitivos com maior ou menor gravidade. Apesar de, por si sós, não caracterizarem um problema de aprendizagem, tais problemas podem comprometer a aprendizagem.

Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar. O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica, os fatores do cotidiano escolar que contribuem para existência do fracasso escolar na educação brasileira.

Assim como mencionado anteriormente, a dificuldade de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

O Conselho de Classe é a instância legítima na escola para discutir o processo de avaliação, referendando ou alterando os resultados obtidos pelos alunos, e é composto pelos professores, coordenação e, quando necessário, direção da escola.

Ações simples, como ler uma historinha antes de dormir, usar letras nas brincadeiras, oferecer gibis ou livros, além de realizar brincadeiras como escrever listas ou cartinhas e desenhar, são ótimas opções para estimular as crianças no processo de alfabetização e aprendizagem.

Analfabetismo. Em 2022, 5,6 % das pessoas com 15 anos ou mais de idade, equivalente a 9,6 milhões de pessoas, eram analfabetas no Brasil. Desse total, 55,3% (5,3 milhões de pessoas) viviam na Região Nordeste e 22,1% (2,1 milhões de pessoas), na Região Sudeste.

Entre as unidades da federação, as três maiores taxas de analfabetismo foram observadas no Piauí (14,8%), em Alagoas (14,4%) e na Paraíba (13,6%) e as menores, no Distrito Federal (1,9%), Rio de Janeiro (2,1%) e em São Paulo e Santa Catarina (ambos com 2,2%).