O que atraiu os nordestinos?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4 / 5 17 votos

A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.

A migração demográfica e económica está relacionada com as normas laborais, o desemprego e a saúde geral da economia de um país. Os fatores de atração incluem salários mais elevados, melhores oportunidades de emprego, um padrão de vida mais elevado e oportunidades na área da educação.

Em outras palavras, migração de regresso é o deslocamento de um grupo de pessoas na direção de sua região de origem, após o movimento migratório. Este fenômeno aconteceu no Brasil, quando muitos trabalhadores do Nordeste foram para São Paulo em busca de emprego.

Um ponto muito importante a ser enfatizado é que na última década ocorreu uma modificação nas correntes migratórias internas, uma vez que muitos migrantes estão retornando para as suas cidades de origem. Esclareça que esse processo é consequência do aumento do desemprego nas grandes cidades.

Atualmente, Goiás e Mato Grosso, no Centro-Oeste, assim como Amazonas, no Norte, apresentam níveis atraentes de crescimento econômico e, com isso, elevaram seu poder de atração de migrantes, principalmente nordestinos, que partem para essas regiões em busca de melhores empregos e condições de vida.

No começo da segunda metade do século XIX, a borracha exerceu forte atração e influência sobre aqueles empreendedores mais visionários.

O Sudeste

O Sudeste continua captando boa parte dos migrantes brasileiros. A região recebe muito mais gente do que perde. O Centro-Oeste também recebe mais migrantes do que perde, sendo, atualmente, o principal destino dos fluxos migratórios no Brasil.

Assim, para outras regiões do Brasil, a exemplo do sul e sudeste, o falar do nordestino é visto como sendo “diferente”, seja na forma de pronunciar as palavras, no vocabulário e costumes. Em suma, todo juízo de valor negativo reflete o desrespeito às variedades linguísticas, o que não é peculiar do Brasil.

A diversidade de DNA mitocondrial revelou que mais 56% do material genético é de origem portuguesa e holandesa, quase 23% de origem africana (principalmente do Quênia) e pouco mais de 20% de origem indígena.

Resumo: A região Amazônia/Acre, terra que já abundou a seringueira, matéria prima para a fabricação da borracha, foi atrativo para milhares de pessoas que vieram principalmente do Nordeste brasileiro em plena expansão extrativa da borracha.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

O modelo de estímulo à vinda dos imigrantes foi dado pelo cafeicultor e senador Nicolau de Campos Vergueiro, que tinha propriedades na região de Limeira. Entre 1847 e 1857, Vergueiro estimulou a vinda de famílias belgas, alemãs, suíças e portuguesas para trabalhar em suas lavouras em regime de parceria.

Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

Apesar do Sudeste ser a região de maior destino de migração dos nordestinos, estes representam apenas 9,35% da população residente daquela região.

O Nordeste é atrasado
A partir das políticas de desenvolvimento com distribuição de renda e o combate às desigualdades sociais e regionais implementadas pelos governos Lula e Dilma, o Nordeste tornou-se o exemplo mais vibrante do novo Brasil que estamos construindo. A região cresceu o triplo da média nacional.

Um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento da região Nordeste seria a constante associação entre seca e pobreza. A pobreza, segundo o pesquisador, vem de atividades não apropriadas ao clima local e que vêm sendo praticadas ao longo dos anos na região.

As desigualdades das taxas de crescimen- to econômico, da oferta de empregos e de nível de salários tenderiam a criar áreas propensas à evasão populacional e áreas destinadas à atração migratória, originando fluxos de pessoas em busca de trabalho ou melhores rendimentos.

Amazônia. No ano de 1877 o nordeste brasileiro sofria com as consequências da seca. Muitos nordestinos, principalmente do Ceará, foram estimulados a migrarem para a Amazônia, para assim trabalharem na extração do látex.

É inegável que quem construiu a São Paulo que temos aqui foram os nordestinos, que chegaram para trabalhar e fazem com que a cidade funcione. Tudo isso contribui para que hoje eu possa encontrar um ambiente mais favorável para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.