O que atrai próclise?
A próclise é usada: 1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.
O que provoca a próclise?
Acontece que, quando há uma palavra ou expressão negativa (não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum) antes do verbo que se liga ao pronome (no caso, DEIXE), o pronome é atraído por essa palavra negativa, formando assim a PRÓCLISE.
O que sempre atrai o pronome?
A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.
Quando não se deve usar próclise?
Não deverá ser usada a próclise nas seguintes situações… No início das orações: Dá-me teu número, por favor. Em orações imperativas afirmativas: Sente-se agora e coma! Em orações reduzidas do gerúndio: Sorriu, sentindo-se livre.
Como identificar a próclise?
A próclise (colocação do pronome antes do verbo) é usada quando a oração contém pronomes demonstrativos, como é o caso de "isto". j) Quem me dera! A colocação pronominal na oração está correta, uma vez que nas frases exclamativas, como neste caso, o pronome deve ser colocado antes do verbo (próclise).
O que é próclise exemplos?
Próclise é a colocação do pronome antes do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Mesóclise (pronome no meio do verbo) e Ênclise (pronome depois do verbo). Exemplos: Não me diga que não vem!
Quais são as palavras atrativas?
São palavras atrativas: a) Aquelas de sentido negativo (não, nunca, ninguém, jamais etc.) –> Não me lembrei de fazer o trabalho da faculdade. b) Advérbios curtos que não se separam do verbo por vírgula (tais como hoje, ontem, já, agora etc.)
Não é partícula atrativa?
Quem disse que o NÃO é sempre uma palavra atrativa, exigindo a próclise? Cuidado! Existem dois casos em que o NÃO não atrai o pronome obrigatoriamente: 1) Antes de verbo no infinitivo não flexionado: “Não te adorar é impossível” ou “Não adorar-te é impossível”.
Quando usar próclise mesóclise e ênclise?
Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.
O que é próclise mesóclise e ênclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
Quais palavras atraem o pronome?
4) Pronomes indefinidos (alguém, quem, algum, qualquer, cada qual, pouco, vários) atraem o pronome para junto de si. Quem te disse isso? Alguém me contou. 5) Pronomes demonstrativos (isso, aquilo, aquele, aquela, esta, este, esse, essa) pedem o uso de próclise.
O que uma coisa atrativa?
1 Que tem o poder de atrair; atraente. 2 Que desperta a atenção. 3 Que estimula o interesse. 4 Que se mostra confiante.
O que são atrativa?
O que incita o interesse ou desperta a atenção; atração: a comida mineira é um dos atrativos de Minas Gerais. Capaz de atrair, de chamar atenção; atraente: produto atrativo.
O que significado atrativas?
Aquilo que atrai, que desperta interesse; ATRAÇÃO; CHAMARIZ: O desfile dos blocos é um dos atrativos do carnaval de Salvador.
Onde puxa a partícula se?
A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa. Vendem-se casas.
Pode começar frase com ênclise?
Em orações iniciadas com verbos
Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia.
Qual a diferença de átonos e tônicos?
Conforme a tonicidade com que são pronunciadas, elas podem ser átonas (com pouca intensidade) ou tônicas (com muita intensidade).
Qual é a diferença entre pronomes átonos e tônicos?
Os pronomes oblíquos átonos são o contrário dos tônicos, pois não são precedidos de preposição. ATENÇÃO: Os pronomes o, a, os e as atuam somente como objeto direto, já os pronomes me, te, se, nos e vos atuam como objeto direto ou objeto indireto.