O que atrai os jovens de hoje em dia?

Perguntado por: iboaventura4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais. Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Positivas

  1. Boas notas. Essa é uma maneira muito positiva de chamar a atenção. ...
  2. Desempenho em atividades extracurriculares. Muitos jovens têm habilidades para certas atividades fora do âmbito educativo, como, por exemplo, esportes, cultura ou música. ...
  3. Carinho e participação. ...
  4. Ativismo ecológico.

17/08/2022 - 15h36min
O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

67% querem ter um negócio para se tornar independentes financeiramente; 39% para ter mais autonomia e não ter chefe; 33% ter tempo mais flexível; e. 31% querem oferecer um produto/serviço inovador no mercado.

Para além do empreendedorismo, é preciso fomentar, desde cedo, competências que vão além dos conteúdos das áreas tradicionais de conhecimento. Para explorar um pouco sobre o assunto, conversei com colegas especialistas que dedicam suas carreiras ao debate e à construção coletiva de um novo tipo de educação.

Os jovens da geração Z aprendem de maneiras múltiplas; uma variedade de fontes articuladas pode integrar seus materiais de aprendizado. Esses jovens são multifocais e convergentes, ou seja, convergem conteúdos por meio de plataformas diferentes.

Seis maneiras de estimular o engajamento dos adolescentes

  • Explique processos. ...
  • Esclareça os papéis. ...
  • Corrija erros. ...
  • Admita quando você não souber algo. ...
  • Resolva problemas de maneira colaborativa. ...
  • Forneça feedbacks honestos.

50% dos jovens se consideram mais “rolezeiros”, ou seja, preferem exercer atividades fora de casa. Somados com os 38%, que consideram gostar igualmente de ficar em casa e de sair, o total é de 88% de jovens que pautam as suas relações diárias em atividades externas. Apenas 11% preferem passar o seu tempo em casa.

Seja um bom ouvinte. Não saia dando sua opinião sem primeiro escutá-la. Deixe-a entender as coisas por si própria.
...
Mesmo que a garota não pareça interessada, tente puxar uma conversa.

  1. Olhe nos olhos dela e sorria enquanto fala. ...
  2. Se estiverem andando lado a lado, não precisa correr.
  3. Seja respeitoso.

Ao contrário dos adultos que entram, navegam e pesquisam informações na internet, os jovens estão conectados a ela constantemente. Este “estar na internet” gera para os jovens uma necessidade de conciliar uma diversidade de atividades, pois a rede é vivenciada por muitos como uma espécie de extensão do próprio corpo.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Jogos para Computador (9,09%); Conteúdo Adulto (8,59%); Educação (4,86%); Música (3,78%);

2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

As pessoas sempre querem ser escutadas , porém dificilmente querem escutar. As pessoas querem ser exemplo sem dar exemplo! As pessoas invejosas criticam e idolatram aquilo que querem ser, e aos poucos vão destruindo aquilo o que são. As pessoas querem ser vistas como iguais, mas tratadas diferente.

Ser jovem é ser forte, é conseguir enxergar o mundo por todos os ângulos, é ter sonhos e querer realizá-los, é ser ousado mesmo sentindo medo, é ter a arte de reinventar quando necessário, é ser estratégico, é estar imerso em um contexto de grandes desafios e complexidades.

“Eles valorizam muito mais a opinião dos seus semelhantes do que uma comunicação unilateral, geralmente utilizadas por marcas para falar com as gerações anteriores. A geração Z quer fazer parte de alguma coisa e se comunicar de maneira muito mais direta com seus interesses”, explica Ricardo.

Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

Os jovens da atualidade também têm o pensamento lógico apurado, são autodidatas e responsáveis. Vivendo de forma pragmática, eles são práticos e vivem em busca de satisfazer sua necessidade financeira e enriquecimento pessoal, tanto no campo emocional quanto no sensorial.

E, nesse campo da linguagem, fenômeno curioso a ser observado, na atualidade, é o uso de gírias e expressões populares, nascidas em meio aos jovens, que estão sempre a imprimir dinamicidade, velocidade, criatividade e animação à língua. A essas novas palavras são criadas para situações momentâneas, são as gírias.

Segundo a ONU, os jovens de 10 a 24 anos representam um quarto da população mundial e devem se engajar nas causas ambientais para promover uma mudança na relação da humanidade com o meio ambiente. “Temos que atuar em conjunto e engajar a juventude. São os jovens que farão o uso amanhã da biodiversidade.

Veja, a seguir, uma lista com as principais dificuldades e desafios encontrados pelos jovens no mercado de trabalho, acompanhados de dicas para superá-los!

  • Falta de experiência.
  • Grande competição para as vagas.
  • Conflito de gerações no ambiente de trabalho.
  • Falta de voz e respeito nas organizações.