O que atrai os imigrantes?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O que atrai imigrantes? Os países com estabilidade financeira, apoio e cumprimento dos direitos humanos são algumas dessas atrações para os povos refugiados. Segurança, qualidade de vida, saúde, estudo e trabalho são desejos da maioria dos imigrantes.

A imigração é o processo de entrada de um indivíduo em um determinado território. Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.

Os fatores de atração são as razões pelas quais as pessoas se mudam para um determinado país.

O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é econômico, no qual as pessoas deixam seu país de origem visando à obtenção de emprego e melhores perspectivas de vida.

Atraída especialmente pelos mercados de trabalho das regiões Sudeste e Sul do país, a corrente imigratória de origem de países em desenvolvimento está em etapa de evasão crescente, a ponto de o fluxo migratório haitiano ter ultrapassado, nos últimos anos, o português, até então a principal região de origem de ...

A mudança de país, a busca por uma vida melhor, procura por qualidade de vida, tudo isso estimula a imigração na Europa. O número de imigrantes na Europa tem aumentado a cada ano e alguns países estão sofrendo com o grande fluxo de imigrantes.

O fluxo migratório no Brasil está mudando. Enquanto durante décadas o Sudeste foi o principal destino dos imigrantes, atualmente é o Centro-Oeste a região que mais os recebe.

O fenômeno migratório apresenta-se como contraditório e complexo. Ao mesmo tempo em que os imigrantes são indesejados porque muita gente acha que eles “roubam” os empregos dos nacionais, têm outros costumes, enfim, são vistos como “estranhos” que passam a conviver no novo ambiente.

A cultura da América do Norte tem fortes marcas dos povos colonizadores dessa região, como ingleses, espanhóis e franceses, e ainda dos diversos grupos de imigrantes que vivem atualmente nesse subcontinente. Há também forte influência de populações indígenas e africanas, assim como no restante do continente americano.

A África, a Ásia, o Oriente Médio e a América Latina são regiões de maior repulsão populacional. Na Ásia e a África, há áreas extremamente pobres. Isso resulta em uma repulsão populacional significativa.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Esses três fatores de atração (colonização agrícola, substituição da mão de obra escrava na atividade cafeeira e aumento do dinamismo urbano) explicam a concentração da imigração nas regiões Sul e Sudeste.

Percebe-se que desde o princípio, a motivação dos estrangeiros em se instalar no país é a busca por uma melhor qualidade de vida, na medida em que, por alguma razão, isso não é mais possível de ser alcançado em seu país de origem.

De acordo com os registros administrativos do Governo Federal, estima-se que 1,3 milhão de imigrantes residam no Brasil (SISMIGRA, 2020; STI-MAR, 2020). As principais nacionalidades também mudaram: atualmente, os residentes são majoritariamente haitianos e venezuelanos.

A estagnação econômica, as constantes secas, em contraste com a prosperidade econômica de outras regiões do Brasil, foram fatores determinantes no início do processo migratório nordestino.

Dessa forma, a Europa torna-se um atrativo por oferecer uma maior mobilidade entre as diferentes nações, local onde esses imigrantes realizam os serviços mais básicos e destinam suas economias para seus locais de origem.

A Europa sempre foi um continente de migrantes, pois sempre atraiu muitas pessoas que buscam melhores condições de vida. A maior parte desses migrantes vem de países do Oriente Médio, Ásia e África, que enfrentam graves problemas sociais, econômicos e políticos.