O que atrai onça?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Se não houver alimento na mata para a onça, ela vai procurar na propriedade. Então, é preciso garantir a abundância as presas naturais. Isso é feito respeitando a fauna nativa e preservando seu habitat.

As onças são encontradas em diferentes ambientes, que vão desde florestas até ambientes abertos. Nos países em que são encontradas, as onças-pintadas ficam em ambientes de florestas e em ambientes abertos. No Brasil, podemos observá-las, por exemplo, na Amazônia, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

Suas presas naturais consistem de animais silvestres como catetos, capivaras, queixadas, veados e tatus. No entanto quando o número destes animais diminui, geralmente por alterações ambientais provocadas pelo homem, as onças podem vir a se alimentar de animais domésticos e por esse motivo são perseguidas.

O felino é predador de herbívoros, como veados e capivaras, e sua falta poderá causar um grande desequilíbrio ambiental.

As principais ameaças da onça-pintada são: caça ilegal, atropelamentos, perda de habitat e diminuição das presas naturais.

Onças-pintadas apresentam a mordida mais forte dentre todos os grandes felinos. Apesar de ser um felino, a onça não mia. Ela emite roncos fortes, assim como o tigre, o leopardo e o leão.

Faça uma fogueira
como falamos acima, a fumaça cumpre a função de espantar os insetos muito bem. Além disso, o calor das chamas também será eficaz para manter os animais maiores afastados, já que muitos deles têm medo do fogo. Dificilmente um predador atacará em um lugar onde haja fogo.

Afugente um tigre agressivo com ruídos.
Crie barulho com o que tiver à mão; de preferência, qualquer coisa que produza ruídos altos e pouco naturais.

Um homem forte, muito forte, é capaz de matar uma onça com um murro se acertá-la na cabeça entre os olhos. Esse é o ponto fraco da onça.

As onças-pintadas, como todos os felinos, são animais noturnos. Ou seja, elas caçam durante à noite. Portanto, dormem durante o dia perto dos rios ou nas árvores.

“Ela dá o bote por cima da presa, mordendo a nuca, que é mais resistente. Os demais grandes felinos costumam atacar pelo pescoço”, explica o biólogo Henrique Figueiró, primeiro autor do artigo.

São roncos agudos, graves, curtos ou longos. Esse som emitido se trata do rugido ou esturro da onça! É uma vocalização natural do animal, que se dá graças a ossificação incompleta do osso hióide, localizado na região do pescoço.

Predadores. O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza de sua pele e também porque a floresta tem sido desmatada pelos fazendeiros para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça se aproxima das fazendas e acaba sendo caçada.

A barulheira provocada por esturros de onça no Pantanal tem seu pico na época do acasalamento, por volta de fevereiro, no período da enchente. A região fica cheia de pintadas dizendo 'vem cá meu bem'. Mas como lembra Crawshaw, não é raro que isso possa ser dito fora de época.

O ataque de onça é considerado raro (0,94/ano) quando comparados com ataque de leopardo (29,91/ano), tigre (18,80/ano) e leão (16,79/ano) e puma (1,88/ano) na América do Norte.

A pena para a caça é de seis meses a um ano e meio de detenção, já que o animal abatido está na lista de espécies em extinção. Pela posse das armas, poderá pegar pena de um a três anos de detenção.

Autuado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com aplicação de multa de R$ 3 mil por abater uma onça em uma fazenda no município de Poconé, o infrator pagará a título de dano moral coletivo o valor de R$ 150 mil.

Segundo o biólogo e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) Hugo Fernandes, a onça morta é da espécie Puma concolor e está ameaçada de extinção. A caça é proibida.

Continuar lendo Tem onça no BioParque?