O que atrai o escorpião amarelo?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

De hábitos noturnos, o escorpião amarelo vive em ambientes escuros, quentes e úmidos, onde possa se alimentar de insetos, especialmente baratas. Na região urbana, pode ser encontrado em locais com entulhos e pedras, mas também pode se abrigar dentro de sapatos, junto a roupas etc.

No Brasil entre varias espécies encontramos com muita frequência o "escorpião-amarelo" (Tityus serrulatus), que é considerado o escorpião mais perigoso da América do Sul. Locais com acúmulo de entulho e lixo são, geralmente, relacionados à presença de insetos e pragas dos mais diversos tipos.

O seu veneno pode ser letal em crianças e idosos. E muita atenção: eles andam em pares. Portanto caso se deparar com um, se prepare, porque ainda tem outro por aí.

É provável que sim, mas em todo caso é muito importante avaliar todo o imóvel em busca de infestações, como escorpiões de reproduzem rápido, mesmo que tenham vindo de outro imóvel, alguns já alcançaram a sua casa, então as chances de terem mais aí mesmo também é grande.

Uma das indicações é usar água sanitária. Para Sulauei, não há problema algum em usá-la nos cômodos. Veja como aplicar: “Você pode, sim, usar água sanitária para afastar escorpiões da casa, mas o produto vai apenas manter o bicho longe, não eliminá-lo”, detalha a especialista.

Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos. Por isso a importância de manter quintais, jardins e demais terrenos limpos e, se possível, sem entulhos.

O antiveneno é indicado em casos moderados ou graves. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.

Os escorpiões gostam de se esconder, e esses esconderijos podem ser bem difíceis de encontrar, mas como eles se alimentam de insetos, colocar a canela nesses lugares vai ajudar a afastá-los.

Plantar mudas ou espalhar pó, sais ou óleos dessas plantas pode funcionar como ótimo remédio caseiro para afastar escorpião. Se for possível, coloque difusores com óleo de citronela também na região onde há entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção.

Seu veneno age no sistema nervoso e pode matar, dependendo da quantidade de veneno e condições da vítima – crianças e idosos são mais sensíveis. O escorpião amarelo tem hábitos noturnos e gosta de ficar em ambientes escuros e úmidos. Por isso, muito cuidado ao mexer em entulhos, pilhas de madeira e objetos amontoados.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião- amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil; é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Escorpião sobe parede? O escorpião não sobe paredes, necessariamente. Ele ganha acesso a partes mais superiores de condomínios porque entra por tubulações de água, esgoto e até mesmo por dentro da estrutura do prédio, através dos dutos de energia.

Ele alerta que também é necessário redobrar os cuidados para evitar o aparecimento de baratas, pois elas são a fonte de alimento dos escorpiões. Ou seja, a presença de baratas significa ameaça de escorpiões em busca de alimento. “É importante manter os ambientes limpos.

Não mexa, isole o local para que ele não tenha acesso a outras partes da casa e entre em contato com quem pode ajudar de verdade, uma dedetizadora de confiança de preferência. Os escorpiões podem se “fingir de mortos” ficando imóveis como instinto de sobrevivência, e ao serem tocados, atacarem.

Os principais esconderijos do artrópode são lugares escuros. Se você mora no campo, pode encontrar ninho de escorpião embaixo de tocos de madeira ou de pedras. Na cidade, a preferência é por canteiros de obras, latões de lixo ou quaisquer pontos que acumulem entulho.

Alimentam-se principalmente de insetos, como baratas e de outros invertebrados. A fêmea é vivípara, ou seja, os filhotes desenvolvem-se dentro da mãe.