O que atrai besouro preto?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

De acordo com a professora da UnB, os insetos, principalmente os besouros, são atraídos pela luz.

Sua visita também é uma mensagem positiva para a importância do alinhamento e equilíbrio entre espiritual e material, tendo como resultado uma vida com harmonia e prosperidade.

Os adultos se alimentam de folhas e frutos, causando redução da área fotossintética das folhas e perfurações nos frutos, danos que acarretam em redução da produção.

Fêmeas de besouro são atraídas por feromônios sexuais e cheiro de cadáver.

Acenda as velas de citronela ou o incenso
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.

Besouros, cupins, cigarras e formigas são os mais comuns no Cerrado, de acordo com especialistas. O aparecimento deles sempre coincide com o início da chuva e o período em que o verde volta a surgir pelas ruas e parques.

Mas a grande maioria possui hábitos noturnos e durante o dia se esconde em cascas, folhas ou buracos no solo. Apesar de se esconder muito bem, sua presença pode ser facilmente notada.

Os bichinhos voadores se escondem embaixo do tapete, atrás dos móveis e até na roupa de cama. São milhares de espécies, mas, de acordo com especialistas, eles trazem mais incômodo do que perigo.

Na Bíblia, os gafanhotos, a oitava das dez pragas, devastam árvores e campos no Egito. Nos registros do historiador romano Plínio, o Velho (23-79), 800 mil pessoas morreram de fome por causa de nuvens do inseto na região que hoje engloba Líbia, Argélia e Tunísia.

Spinosad e permetrina são de procedência natural e podem acabar com os besouros. E qualquer produto inseticida que contenha carbaril ou bifentrina também lhe dará o controle adequado quando aplicado com a dose e horários recomendados pelo fabricante do produto.

Apesar de menos frequente quando comparados com os outros insetos, os besouros também podem eliminar substâncias, quando tocados ou esmagados, que desencadeiam reações alérgicas. Entre as reações, destacam-se a irritação da pele, vermelhidão, ardor, coceira e o aparecimento de bolhas no local.

Besouro libera toxina que em contato com a pele pode ocasionar lesões.

Use uma bacia com água
O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles.

A remoção do inseto vai depender se ele está vivo ou não. Caso o animal esteja se movimentando para tentar sair, a recomendação, segundo o especialista, é colocar uma gota de óleo no ouvido, que pode ser óleo mineral, de cozinha, azeite ou até mesmo vaselina.

É um período que normalmente se inicia em outubro e prossegue até fevereiro, mas possivelmente, a partir da segunda quinzena de dezembro, os besouros começam a desaparecer.

Conforme eles se aproximam da luz, eles vão ficando cada vez mais tontos por conta da intensidade da mesma e seu padrão de vôo começa a mudar, até que ele fique completamente desorientado e se choque com a lâmpada, o que acaba por provocar a sua morte.

Besouro Venenoso. Nome Científico: Lytta vesicatoria
Lá dentro sofrem uma transformação, soltam a pele e viram larvas mínimas que passam a se alimentar dos filhotes da abelha. Além de exalar um cheiro muito forte, para que os predadores não se aproximem deles soltam um veneno que queima a pele formando bolhas.

Tudo porque o clima úmido se alia ao período de transformação da larva em besouro. Quando adquirem a forma alada, os besouros saem dos casulos em busca da procriação, e grandes focos de luz os atraem. Por isso eles aparecem em grande quantidade apenas em condomínios, casas ou prédios que ficam perto de área verde.

A alimentação dos besouros consiste em plantas, madeira, matéria e decomposição, anfíbios e outros insetos, de acordo com espécie.