O que Asafe fazia?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

Asafe viu pessoas que desrespeitavam a Deus prosperando, e achou injusto. Por outro lado, ele mesmo, sendo um servo fiel do Senhor, sofria! Ele continua: “Com certeza foi inútil conservar puro o meu coração e lavar as minhas mãos na inocência.

Asafe, além de professor de música e poeta (1Cr 25:6), também era profeta (2Cr 29:30) e profetizava ao som de louvores (1Cr 25:1-2), sendo temente e fiel ao Senhor durante toda a sua vida. Através de seus cantos e salmos, ele ensinava a comunidade de Israel a louvar a Deus, sendo um exemplo de servo e adorador.

Salmo de Asafe. 1 Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. 2 Quanto a mim, os meus pés quase se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. 3 Pois eu tinha ainveja dos tolos, quando via a prosperidade dos ímpios.

Angustiado ao ponto de não conseguir dormir, Asafe compôs o Salmo 77 para afirmar sua confiança em Deus nos momentos mais difíceis da sua vida. Enquanto alguns dos hinos de Asafe tratam de assuntos de interesse nacional, o tom do Salmo 77 é pessoal, descrevendo a angústia que o próprio autor enfrentava.

Asafe é um belo e raro nome bíblico masculino de origem hebraica. Ele surgiu a partir do nome Asaph, que significa "coletor", "cobrador de impostos", "ajuntador" e, por extensão, “quem reúne”. Algumas fontes também apontam que o nome Asafe pode significar "Deus se apoderou" ou "Deus ajuntou para si mesmo".

Jeremias não foi o único a fazer essa pergunta. Habacuque (Hc 1:1-3) e Asafe (Sl 73) também a fizeram.

Durante o reino de David (entre 1077 A.C e 1038 AC), Asafe foi nomeado pelos seus irmãos levitas como um dos principais tocadores de címbalo e cantor.

O salmo 73, o salmo de Asafe, um dos principais cantores em Israel nos dias de Davi, cuja idade devia oscilar entre os 60 e os 70 anos quando escreveu o Salmo, homem dedicado e líder do coro, relata o conflito, o dilema, quando, em um determinado momento, seu autor passa a olhar a vida a partir de um único ângulo, de ...

Atribuído a Asafe, um dos responsáveis pela adoração no templo em Jerusalém 3.000 anos atrás, o Salmo 73 nunca perdeu sua relevância. É um dos mais importantes textos na Bíblia sobre a dificuldade em entender as injustiças desta vida.

Ímpio (com acento) é também um adjetivo que significa herege, incrédulo, aquele que não tem fé. É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum. Ou ainda aquele que ofende a moral e a justiça. É uma pessoa que age com libertinagem, que abusa da liberdade.

dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias e Asarela, filhos de Asafe, a cargo de Asafe, que profetizava sob as ordens do rei.

O Salmo 73 é especial para se proteger de maus espíritos, fanatismo religioso e animais venenosos. Provoca calmaria nas tempestades e dá auxílio em enchentes e desabrigo. Colabora para a descoberta de fontes primordiais para a vida como o amor, o trabalho, a saúde e a paz.

Pelos temas tratados nesses Salmos, alguns acreditam que Asafe escrevia como profeta sobre fatos futuros, e outros levantam a possibilidade de “Asafe” representar a família, e assim aparecer nos cabeçalhos de Salmos escritos por ele na época de Davi e Salomão e por seus descendentes ao longo dos séculos posteriores.

No Salmos 75, o Salmista Asafe escreve o que provavelmente foi o discurso de Davi, quando tomou posse como rei em Israel e Judá. Ele descreve a alegria do rei e sua submissão a soberania de Deus, pois diz: “Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação”.

O salmo 77 nasceu durante uma noite de angústia e insônia. E não tem resolução explícita; nenhum desfecho bonito de palavras esperançosas para encerrá-lo. Apenas termina: “Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão” (Salmo 77:20).

A grafia Asaf possui a frequência de 343 pessoas e Asaph 281 pessoas.

Significa “belo e generoso”; “de origem irlandesa”; “o que protege” ou “o protegido”. Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”.

Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.