O que as tranças representam?

Perguntado por: aaguiar9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

As tranças de cultura africana, carregam uma bagagem ancestral muito forte, já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, e hoje em dia ainda continuam trazendo o significado de sobrevivência, mas como forma econômia para muitas pessoas negras.

A história das tranças remonta a 3.500 a.C. e, desde então, tem sido sinal simbólico de status social, etnia, religião e resistência racial. A trança não é apenas estilo, é uma forma de arte e sempre foi muito popular entre as mulheres. Sua origem é da região da Namíbia, na África.

A trança é sempre um recurso estético, podendo conter vário sentidos desde esconder, camuflar e expressar identidade através dos cabelos. Seus significados podem ser muitos, mas o seu uso é histórico.

São tranças individuais feitas em toda extensão do cabelo e une o cabelo natural com o sintético. Protege de danificações e permite seu crescimento forte e saudável. É possível escolher a espessura e o comprimento da trança.

A box braid é uma trança ancestral poderosa e está presente em todos os cantos do planeta. Ao envolver os fios com o material escolhido, as tranças garantem mais proteção ao cabelo e são uma opção ideal para quem está passando pela transição capilar, pretende deixar os fios crescerem ou quer apostar num novo visual.

As tranças nagô são aquelas feitas desde a raiz, bem presinhas no couro cabeludo. Elas podem ser feitas com o seu próprio cabelo - se eles estiver bem longo - ou usando cabelo sintético. Além disso, você pode escolher fazer as suas tranças em diferentes formatos, que podem formar desenhos na sua cabeça.

TRANÇAS JUMBO: O QUE SÃO E O QUE EU PRECISO PARA ADOTAR O VISUAL? Jumbo nada mais é que o nome do material sintético utilizado para trançar e formar o penteado popularmente conhecido como trança box braids. Esse material é feito especificamente para esse tipo de penteado, por isso não danifica os fios.

Origem e cuidados
É um dos penteados mais antigos, pois há indícios da origem na Suméria, onde as mulheres usavam coque (chignon pesado). Esse penteado é usado até hoje em todos os tipos de cabelos e de várias formas. Também há uma simbologia por trás dos coques afros e dos afros puffs após a escravidão.

Egípcios

Egípcios e uma grande variedade de etnias africanas, chineses, gregos clássicos,celtas antigos, Europa medieval, nativos americanos, entre outros, faziam uso das tranças.

Estudos apontam que as tranças surgiram na África, 3500 anos antes de Cristo. O penteado era usado para diferenciar tribos, idade e classe social. Segundo a autora do “Livro do Cabelo”, até hoje elas têm muita presença em países africanos, como Somália, Madagascar, Angola, Nigéria e Senegal.

A trança dupla, apelidada de "stacked braid", é uma das que está fazendo mais sucesso no momento. Ela conta com um efeito de trança volumosa com uma outra mais fina ao centro, como se fossem tranças "empilhadas" uma na outra.

Aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem está vivendo a transição capilar, as tranças são o refúgio perfeito para quem deseja uma mudança de visual. Elas modernizam o nosso look, nos trazendo força, autoconfiança, e isso sem falar da deliciosa sensação de acordar todo dia com o cabelo pronto e lindo.

É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força". É VERDADE: os fios podem crescer mais rápido se as suas refeições forem ricas em proteínas: carnes, ovo e queijos, por exemplo. Isso porque a proteína é a matéria- prima dos fios.

As tranças afro são as mais tradicionais, e são das mais utilizadas hoje em dia. A box braids, por exemplo, é um tipo de trança afro. Embora possa ser feita com a adição de uma fibra sintética jumbo, é um estilo de penteado protetor no qual o entrançamento é feito nos fios naturais.

O que são as goddess braids? Pois bem, vamos às goddess braids. As tranças de deusa são resultado de duas técnicas diferentes: o entrelaçamento dos fios, que acontece da mesma forma quando fazemos tranças, e a incorporação de apliques e alongamentos à elas para aumentar o volume e comprimento.

Sua principal diferença para o box braid é que as tranças nagô são grudadas nas raízes, com as pontas podendo ser mais soltas para permitir variações na hora de finalizar o penteado.

Comumente usadas por mulheres de cabelos crespos e cacheados, as tranças permanentes também são uma boa solução para quem está passando pela transição capilar ; processo de retirar químicas e alisamentos dos fios ;, pois protegem o fio natural de agentes externos, favorecendo o crescimento.