O que as roupas representam?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 2 de junho de 2023
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A roupa é símbolo de status e diferenciação social e da diferenciação dentro do próprio grupo. Através dos tempos, seus significados mudaram mas o requinte social que representa está cada vez mais presente e serve como apelo de vendas.

O vestuário é vital para as nossas necessidades mais básicas de calor e proteção, mas estamos começando a perceber que o papel da moda na nossa saúde e no nosso bem-estar vai bem além disso.

Roupa, também chamada de vestuário ou indumentária, é qualquer objeto usado para cobrir partes do corpo.

As nossas roupas e o modo como nos vestimos podem denunciar nossa mentalidade, nossos anseios ou nosso humor. Quando vestimos algo que não é do nosso gosto, seja por uma formalidade ou convenção social, por exemplo, sentimo-nos desconfortáveis.

Para ela, nossas escolhas de moda não apenas influenciam a percepção dos outros, mas também afetam nossa autoimagem e autoconfiança. Isto é, quando nos vestimos de maneira em que nos sentimos bem, estaremos mais propensos a transmitir confiança e autenticidade.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Vestindo-se para si mesma
Ela descobriu que a maioria das pessoas se veste para si mesmas: 61% dos entrevistados respondeu que se vestir-se bem faz com que se sintam mais confiantes, enquanto 38% observaram que se vestir bem pode fazê-los se sentir mais atraentes.

Branco: proteção, respeito, pureza, limpeza e paz. Roxo/Violeta: realeza, erotismo, sabedoria, conhecimento e sensibilidade. Verde: perseverança, autoconsciência, tenacidade, orgulho e vigor. Laranja: energia, humor, calor, vibração e entusiasmo.

Além de ajudar na construção da identidade individual das pessoas, visto que a roupa também funciona como um instrumento de inserção em contextos sociais, o vestuário acompanha todas as transformações e interações sociais, e os processos históricos da raça humana, podendo ser estudado em nível sociológico e ...

A moda não é simplesmente a criação egocêntrica de um estilista, ela é uma imagem exage- rada ou incomum de ideias que refletem o contexto de uma época e outros aspectos como imagem, autoimagem, autoestima, política, padrões de beleza, inovações tec- nológicas, moda de rua, tribos e a própria história.

Uma imagem pessoal adequada pode potencializar o alcance de objetivos profissionais e pessoais. Nossa imagem é uma poderosa ferramenta de comunicação e tem uma enorme influência na percepção que os outros têm da nossa capacidade.

A roupa é ferramenta para comunicação, é a linguagem visual que comunicamos ao mundo. Dentro do universo do estilo temos códigos visuais que podem funcionar como pistas para comunicar uma mensagem, seja para nós mesmos (como queremos nos sentir naquele dia) ou para as outras pessoas.

Pesquisas. O Journal of Experimental Psychology diz que a cor, o conforto, o caimento e o estilo de nossas roupas podem afetar diretamente nossos níveis de confiança. Mais de 96% das pessoas relatam uma mudança em seu estado emocional com uma mudança em seu estilo de vestir.

As roupas são oportunidades de expressar diferentes dimensões de nós mesmas e podem nos ajudar a parecer mais poderosas, sexy (sem ser vulgar, claro), formais, românticas ou dinâmicas, pois são “ferramentas” incríveis capazes de destacar os pontos fortes e mais bonitos do nosso corpo e da nossa personalidade.