O que as rezadeiras pode fazer?

Perguntado por: acaetano4 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

As rezadeiras ou benzedeiras são mulheres que usando de uma sabedoria ancestral acionam conhecimentos do catolicismo popular, súplicas e rezas com o objetivo de restabelecer o equilíbrio material ou físico e espiritual das pessoas que buscam a sua ajuda.

O Sertão do Moxotó, no interior de Pernambuco, é uma região formada por sete municípios, com quase 220 mil habitantes, no vale do rio de mesmo nome. É lá que vive Helena Alves de Siqueira, de 77 anos. Helena é rezadeira.

Qualquer um pode se candidatar a ser um benzedor. “É preciso ter fé e confiar que somos capazes de interceder para o bem-estar de outros, humanos ou animais.

A oração é o alimento da alma. Através dela, a alma se fortalece e fica mais próxima de Deus. Na religiosidade popular, quem trata o doente são os benzedores mas qualquer cura é uma obra de Deus pois foi “o próprio Jesus quem ensinou as orações.” Boa parte delas serve para curar doenças. Muitas para o quebranto.

A existência das rezadeiras ou benzedeiras é muito antiga no Brasil e se origina da cultura indígena e principalmente, da cultura africana, desde o período da colonização, pois esses conheciam as ervas e suas funções.

Existem duas plantas bem comuns usados pelas benzedeiras, a arruda (Ruta graveolens L.) e o incenso (Tetradenia riparia Hochst.), pois elas servem para afastar o mal do ambiente.

Já imaginou ir a uma unidade hospitalar básica e, além da receita médica, receber também a indicação de procurar uma rezadeira? Se isso pode parecer estranho para alguns, já é, no entanto, rotina no Centro de Saúde da Família (CSF) Rebouças Macambira, no Jardim Guanabara, em Fortaleza.

As benzedeiras e os benzedeiros são cuidadores dos males físicos e espirituais dos moradores das comunidades quilombolas e, diariamente, são convocados para resolver de briga de casais às bênçãos aos animais, além de cuidarem de doenças que, no geral, se encontram fora do escopo de tratamento pela medicina dogmatizada.

Espinhela caída Também conhecida por Lumbago é a designação popular de uma doença caracterizada por forte dor no peito , nas costas e pernas, além de um cansaço anormal que acomete o indivíduo, ao submeter-se a esforço físico.

A míngua, para o saber médi- co-científico é denominada de anemia, ou seja, uma diminuição da hemoglobina do sangue circulante, com ou sem diminuição dos glóbulos vermelhos que desen- cadeia um processo de subnutrição e, consequentemen- te, de fraqueza.

Assim, benzedeiros e benzedeiras costumam ter “remédio” para espinhela caída (dor na boca do estômago, nas costas e pernas), carne quebrada (dor muscular), cobreiro (herpes), quebranto (mau-olhado), encosto e vários tipos de males do corpo ou da alma. Benzer significa tornar bento ou santo.

A oração feita em qualquer hora do dia tem poder, se estiver de acordo com a vontade de Deus. A madrugada não confere nenhum poder especial à oração. Na Bíblia, algumas pessoas oravam de madrugada pela tranquilidade mas também oravam em outros horários e recebiam respostas.

Significado de tremor a deus: É respeito, reverência.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

Curso Online: Benzimento Xamânico
R$270,00 R$180,00 Oferta!

Ambos moram em Anápolis. A vida de Dona Laura não é fácil.

Detentoras de um saber religioso, elas são capazes de, por meio das rezas e dos rituais, curar males e devolver o equilíbrio emocional e físico àqueles que as procuram. Essas mulheres, geralmente, são da mesma família e fazem parte de um círculo de hierarquia matriarcal.

O benzedor no caso é o mediador, pois quem cura é Deus, a pessoa é só o instrumento usado por ele.” Sempre à disposição de quem precisa e sem cobrar nada pelo seu benzimento, os benzedores afirmaram que “benzer é um dom gratuito de Deus” e, portanto, não pode ser cobrado.

Para acabar com esse mal, Isabel enrola algumas folhas de mamona, corta o montante e depois deixa secando ao sol. Segundo ela, à medida que o material seca, o cobreiro vai sarando. As palavras de Deus têm que 'vir sempre na frente' porque é Ele quem faz a cura."

Benzedura para quebranto em crianças
Pelo poder divino que tem, este quebranto vai sair pelos lados, pelas costas, por cima, por trás, pela frente e pelas costas. Pela fé em Nosso Senhor, assim se fará: saindo pela frente, por cima, por trás, por baixo.

Continuar lendo