O que as reticências estão indicando no texto?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

Veja alguns exemplos:

  • Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.
  • Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…
  • Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…
  • Não quero sobremesa... porque... porque não estou com vontade.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Significado de Pontos
Pontos é o plural de ponto. O mesmo que: temas, assuntos, matérias, objetos, opiniões, questões, tópicos.

Ponto de exclamação e outros sinais de pontuação
Quando utilizado com reticências, indica incerteza na exclamação. No caso da utilização simultânea do ponto de exclamação e do ponto de interrogação, a ordem dos pontos é indicativa de uma frase mais exclamativa [!?] ou mais interrogativa [?!].

O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

Quando a omissão do início da citação se dá após um ponto final, também são empregadas reticências entre parênteses.

Resposta: As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional. espero ter te ajudado e um bom estudo para você !!!

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

Aspas [“ ”]
As aspas são usadas para destacar uma parte do texto, como citações, transcrições, nomes de obras literárias, palavras estrangeiras,… Exemplos de uso das aspas: Você sabe quem disse: “Vim, vi e venci”?

“No” e “do” são contrações das preposições “em” e “de” com o artigo definido masculino “o”. Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”.

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Os sinais de pontuação servem para indicar a entonação adequada para leitura de uma frase, uma oração, um período, enfim, de um texto. Por meio deles, é possível entender a entonação usada na frase, seja ela a entonação de pergunta, de hesitação, de ordem, entre outras.

A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção. O assunto foi tema da reportagem de português do Projeto Educação desta quinta-feira (19), com o professor Vicente Santos.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

( ) O uso das reticências no terceiro quadrinho indica uma pausa, um pensamento, uma sugestão.

O ponto final ( . ), ou simplesmente ponto, é um sinal gráfico que como o próprio nome indica, é utilizado no final de frases declarativas ou imperativas (afirmativas ou negativas), marcando uma pausa mais longa.

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor. Veja o diálogo a seguir, retirado da crônica “No sinal”, de Ricardo Freire: — Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.