O que as plantas respiram à noite?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

As plantas fazem fotossíntese de dia. Ou seja, absorvem dióxido de carbono e transformam-no em oxigénio. Já durante a noite, o processo é inverso. Elas consomem oxigénio e libertam dióxido de carbono.

O oxigênio é absorvido através dos estômatos e também é por meio deles que elas perdem água. Porém, isso não acontece na forma líquida, mas sim na de vapor. Existem estômatos espalhados por todo o corpo da planta. Ou seja, assim como a respiração, a transpiração vegetal também ocorre em toda a superfície.

oxigênio

As árvores, assim como as outras plantas, no processo chamado fotossíntese, absorvem o gás carbônico do ar e libera o oxigênio.

Como a fotossíntese não pode ocorrer devido à falta de luz solar, o processo é invertido e plantas exalam dióxido de carbono absorvendo o oxigênio do ar. E se as plantas estão competindo com você pelo o oxigênio do quarto, portanto seria lógico e saudável não mantê-las em seu quarto durante a noite.

Ou seja, dizer que faz mal ter plantas no quarto ou dormir perto de plantas, é mentira! Elas não vão roubar o oxigênio, nem produzir algum gás tóxico.

Durante o dia, enquanto o Sol brilha, as plantas fazem fotossíntese, processo no qual transformam a luz solar, água e dióxido de carbono em energia armazenada na forma de longas cadeias de açúcar, o amido. À noite, passam a queimar este amido para alimentar seu crescimento.

A planta troca gás carbônico e oxigênio com o ambiente através dos estômatos. Durante a fotossíntese, a planta permite a entrada de CO2 na folha e a liberação do O2 para o ambiente. Por outro lado, durante a respiração ela libera CO2 para o ambiente e permite a entrada do O2.

Na fotossíntese, a energia solar é captada na forma de energia química em um processo que converte água e dióxido de carbono em glicose. O oxigênio é liberado como subproduto. Na respiração celular, o oxigênio é usado para quebrar a glicose, liberando energia química e calor no processo.

Isso acontece através de um processo chamado fotossíntese. Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas.

As raízes são órgãos que respiram muito e intensamente. O substrato utilizado no processo é constituído por carboidratos vindos da parte aérea pelo floema, a partir das folhas, que são os órgãos responsáveis pela fotossíntese .

As plantas produzem oxigênio durante a fotossíntese (num mecanismo praticamente inverso à respiração celular), liberando-o à atmosfera. Além disso, o oxigênio também é o principal comburente, ou seja, ele “alimenta” o processo de combustão.

As folhas possuem células denominadas fotossintetizadoras, que contém clorofila e são muito sensíveis à luz. Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, esta absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio.

Além disso, plantas absorvem a luz do sol e, devido à clorofila, elas realizam a fotossíntese, um processo que transforma o dióxido de carbono e a água em glicose e oxigênio, que é o ar que respiramos. É por isso que podemos dizer que as plantas purificam o ar.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.

Por que a plantinha não pode ir ao médico de madrugada? . . . . . . . . . . . . . . R: Porque de madrugada só tem médico de plantão!

Quais são os benefícios de ter plantas no quarto? Nos ambientes internos, as plantas somam diversos benefícios à saúde. Ali, elas são responsáveis por purificar as impurezas do ar, eliminando possíveis toxinas que possam existir por conta da poluição da cidade ou da poeira vinda dos móveis.

  • Caladium bicolor. 4 plantas tóxicas para evitar ter no seu quarto (Foto: Getty Images) Salvar. ...
  • Lírio-do-vale. Salvar. Com sua beleza ornamental, a lírio-do-vale é uma planta muito utilizada em buquês e arranjos. ...
  • Comigo-ninguém-pode. Salvar. ...
  • Poinsétia. Salvar.

Na presença da luz, elas retiram o dióxido de carbono, usam o carbono para crescer e retornam o oxigênio para atmosfera. Durante a noite, na transpiração, este processo inverte, e a planta libera CO2 excedente do processo de fotossíntese.