O que as pessoas pensam de mim é problema deles?

Perguntado por: oresende . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles. Nota: Adaptação de uma frase de John Wooden.

O que os outros pensam é problema deles. Enquanto os outros pensam no que podem ganhar, um verdadeiro rei pensa no que ele pode dar. Nossa reputação é o que os outros pensam que somos; nosso caráter é o que realmente somos. Deveríamos nos preocupar mais com o nosso caráter do que com a nossa reputação.

Dicas Para Desapegar das Opiniões Alheias e Ser Mais Feliz

  1. 1 – Entenda Que Aqueles Que Te Amam Irão Te Aceitar Como Você é ...
  2. 2 – Analise a Situação Sob Outra Perspectiva. ...
  3. 3 – Questione as Suas Inseguranças. ...
  4. 4 – Desapegue do Perfeccionismo. ...
  5. 5 – Conheça a Si Mesmo.

Por exemplo, a preocupação excessiva com o que os outros pensam costuma se originar do medo de julgamentos. Este, por sua vez, pode ter raízes em um pensamento (“se acharem que eu sou uma pessoa X ou Y, algo ruim vai acontecer”) ou uma emoção (vergonha, ansiedade, hesitação, falta de confiança).

Com vocês, 5 conselhos práticos de como parar de se importar com o que as outras pessoas pensam sobre você:

  1. Conheça seus valores. Primeiro e mais importe é saber reconhecer o que realmente importa para você. ...
  2. Mostre sua cara. ...
  3. Escolha bem suas companhias. ...
  4. Crie uma lista de medos a serem superados. ...
  5. Viaje sozinho.

Confira as dicas, respire fundo e acredite que tudo dará certo:

  1. Faça uma lista. Listas sempre ajudam a ter uma visão mais ampla de uma situação. ...
  2. Trabalhe bastante. Com muita coisa para fazer, simplesmente não haverá espaço no seu cérebro para preocupações. ...
  3. Puxe assunto. ...
  4. Medite. ...
  5. Faça algum exercício. ...
  6. Saia da internet.

Quando você acredita em si mesmo e está ciente de suas qualidades, a opinião dos outros deixa de causar tanto impacto. Você se torna capaz de discernir as críticas construtivas das negativas, fazendo bom proveito do que lhe ajuda a crescer.

A preocupação crônica também pode ser um sintoma importante do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um transtorno de ansiedade comum que envolve tensão, nervosismo e um sentimento geral de mal-estar que afeta toda a sua vida. Nesse caso, o ideal é sempre procurar um especialista.

Aceite quem você é.
Seja você mesmo, melhore o que for possível e aceite os aspectos de si que não podem ser modificados. Não tente ser outra pessoa para agradar os outros. Não se esqueça de que todos têm dúvidas, talentos e aspectos para melhorar. Pense em tudo o que gosta em si e faça uma lista.

Algumas dicas

  1. Não procure saber o que os outros pensam de você Acredite: ignorar o que as pessoas acham de você vai fazer você muito mais feliz. ...
  2. Aceite que a opinião de outra pessoa não é seu problema. ...
  3. Veja o benefício em ser único. ...
  4. Tire proveito das críticas. ...
  5. Afaste-se de algumas pessoas.

Faça perguntas que não deixe ao interlocutor outra opção que não seja dizer “sim”. Cada “sim” que ele disser, estará mais próximo de adotar o seu ponto de vista. Mesmo sendo você que quer fazer a outra pessoa mudar de idéia, não deixe isso claro. Na verdade, a outra pessoa deve falar durante a maior parte da conversa.

"Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso. Elas temem o futuro e acham muito difícil evitar esse tipo de preocupação", descreve a pesquisadora.

A Fobia Social caracteriza-se por sintomas de ansiedade intensos perante situações sociais. Tal ansiedade está ligada ao medo de se expor, ser avaliado, sentir-se incapaz, humilhado, desaprovado ou rejeitado. Segundo psicólogos, existem algumas características que nos ajudam a identificar a fobia social.

Uma excelente maneira de acabar com o medo de se expor é:

  1. 1 -Expor-se até passar. Não tem jeito, você só aprende a se expor, se expondo. ...
  2. 2 – Respeite seu estilo. Não sei se você sabe, mas eu não sou o único a trabalhar com desenvolvimento de carreira para Psicólogos no Brasil. ...
  3. 3 – Não tenha medo de emitir opiniões.