O que as pessoas faziam para se divertir nos anos 50?

Perguntado por: dsalgado . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Bambolê, bonecas Barbie e trens elétricos são brinquedos que representam bem a década de 1950. Piqueniques e jogos de tabuleiro eram populares. Muitos esportes foram praticados, como cricket, rugby, golfe. Pessoas de todas as idades gostavam de bailar e de fazer aulas de dança.

A década de 1950 foi um período de transformações sociais, econômicas, urbanas e comportamentais. Os chamados “anos dourados” trouxeram a consolidação da urbanização, industrialização e da sociedade de massa no Brasil, com a expansão dos meios de comunicação.

A década de 1950 é marcada, em seu início, pela volta de Getúlio Vargas à Presidência via eleições diretas e, dois anos depois, por seu suicídio. Em Minas Gerais, Juscelino Kubitschek era governador e, na segunda metade da década, tornou-se o presidente que construiu Brasília (DF).

Os adolescentes eram considerados agressivos, usavam de elementos sexuais, atitudes provocativas e fazem surgir conflitos nos pais, afinal, esses jovens tinham uma liberdade que seus pais jamais tiveram, o medo de envelhecer e o culto à juventude começam então a surgir no mundo adulto.

Os anos 50, época também conhecida como anos dourados, foi marcado pelas mudanças culturais e sociais, como a inserção da televisão como meio de comunicação, o boom das musas e atores do cinema, como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Brigitte Bardot, Marlon Brando e James Dean.

Os Anos de 1950 ficaram conhecidos como os “Anos Dourados”. É uma década de revoluções tecnológicas com evidentes implicações sociais, especialmente quando consideramos o ponto de vista comunicacional, pois é nesse período que as propagandas invadem a rádio e a recém chegada televisão.

A década de 1950, especialmente a sua segunda metade, foi marcada pelo avanço do processo de industrialização brasileiro.

No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, lança o projeto da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e dá início a reaproximação entre França e Alemanha. O plano havia sido proposto por Jean Monnet.

22 de Julho - O Palmeiras vence a Copa Rio de 1951 sobre a Juventus por 3 a 2 no placar agregado. 11 de Novembro - Juan Perón é reeleito Presidente da Argentina. 6 de Dezembro - Vargas apresenta o projeto de criação da Petrobrás. A Líbia, colônia italiana, declara independência e proclama Idris I como rei.

Durante as décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos e na Europa Ocidental muitos jovens passaram a criticar os modos de vida tradicionais e a criar novos estilos de vida e de relações sociais. Esse movimento foi denominado contracultura.

Se a década de 1950 ficou marcada pelo auge da alta-costura e pela elegância no modo de se vestir, ela também se destacou pela aparição de grandes estilistas: Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Madame Grès, Nina Ricci e o próprio Christian Dior, apenas para citar alguns.

Predominava no Brasil uma população rural, voltada ao trabalho do campo e a uma vida simples, com quase nenhuma tecnologia à disposição, com exceção de alguns raros aparelhos de rádio.

O direito ao voto foi permitido a todos os brasileiros com mais de dezoito anos de ambos os sexos, mas os analfabetos eram proibidos a votar. Foi determinado, também, que a eleição para presidente e vice-presidente ocorreriam de forma separada.

As crianças e adolescentes eram considerados adultos em miniatura, necessitando apenas de crescer nos aspectos físicos e mentais. Conforme a criança crescia, passava a aprender as tarefas e crenças dos adultos.

Era uma juventude que sentia a necessidade de se rebelar, buscando principalmente liberdade de expressão e sexual. Essa também foi uma época hedonista. Depois da bomba atômica as pessoas colocaram em suas cabeças que não havia mais grandes sonhos, pois tudo poderia ser destruído em um minuto.

Foi uma década marcada pela repressão, censura e violência. Uma época que, no âmbito político, foi muito marcada por falta de democracia. Na política, os anos 60 no Brasil não foram anos de orgulho.

28 de abril: Um avião da Pan American cai na bacia do rio Amazonas, matando 41 passageiros e 9 tripulantes a bordo, entre 14 brasileiros. 20 de junho: Presidente Getúlio Vargas sanciona a lei, que cria o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES, antigo BNDE).

A crise começa com a descoberta pelos Estados Unidos (EUA) de que a União Soviética (URSS) estava instalando uma base de mísseis nucleares em Cuba e se torna ainda mais tensa quando, poucos dias depois, os soviéticos derrubam um avião norte-americano que espionava a ilha socialista.

Duas explosões atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 e 8 de agosto de 1945, levaram o Império do Sol Nascente à capitulação. E foi somente com esta capitulação do Japão em 2 de setembro de 1945, quatro meses depois daquela da Alemanha, que a Segunda Guerra Mundial teve verdadeiramente fim.