O que as pessoas comiam na Idade da Pedra?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

O cardápio paleolítico inclui carne de qualquer tipo, legumes, verduras, tubérculos (como inhame e batata-doce, de preferência), frutas e nozes – estas com moderação.

Um banquete da nobreza teria caldos de frango quente, carnes assadas de animais inteiros para impactar os convidados. Também havia muitas frutas cristalizadas ou frescas, como maçã, lima, limão, uvas, damasco, pêssego, nectarina, ameixa, melão, nêspera, pera.

No período que chamamos de Paleolítico vivia-se de forma nômade e foi quando se desenvolveram as primeiras ferramentas e utensílios para o uso nas atividades de caça e coleta. Foi também um período marcado pelo domínio do fogo e pelas primeiras manifestações artísticas e religiosas.

Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra. É, talvez, a receita mais antiga do mundo.

No passado a alimentação das pessoas era bastante simples. Os carboidratos utilizados eram basicamente complexos, ou seja, provinham de alimentos com alto teor de fibra e baixo índice glicêmico. A maioria das preparações eram assadas e preservavam a qualidade nutricional, o que proporcionava uma digestão bem lenta.

Cereais como o trigo e a cevada foram os primeiros alimentos a terem seu cultivo em escala para consumo e o pão foi o primeiro alimento preparado para o consumo que a história registra. É, talvez, a receita mais antiga do mundo.

A Idade da Pedra se refere a uma época no passado distante. Começou há cerca de 3 milhões de anos e durou até aproximadamente 40 mil anos atrás. É chamada de Idade da Pedra porque durante este período nossos ancestrais distantes faziam suas ferramentas a partir de pedras.

Na Idade Média, os grãos, essencialmente o arroz, eram os principais elementos de aglutinação civilizatória do Ocidente ao Oriente, chegando à Idade Moderna como as principais alavancas de um primitivo ideário econômico-filosófico, o capitalismo.

Doces e sobremesas
Normalmente consistia em drageias e vinho quente acompanhado de queijo envelhecido, e no final da Idade Média também poderia incluir frutas frescas cobertas com açúcar, mel ou xarope e pastas de frutas cozidas.

Naquela época, o alimento básico que compunha a dieta medieval era o pão, mas a chuva constante inundou os campos, apodrecendo as colheitas e afogando o gado na pastagem, e mofou o pouco dos grãos guardados devido à falta de logística para preservá-los.

Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases. A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano.

Sua formação arquitetônica consistia em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, parecendo um teto.

Os homens do Paleolítico eram caçadores, e modelavam suas armas em sílex, um tipo de rocha. Quando o clima começou a esfriar na Europa ocidental, os homens cobriram-se de peles de animais, procurando cavernas para se abrigar, em cujas paredes deixaram notáveis desenhos, como os encontrados na Espanha e França.

“Os homens das cavernas dormiam na terra e deitados na pedra, e moravam dentro da caverna. Eles comiam ovos de tudo... Faziam fogueira com pedras e galhos.