O que as pessoas comem na China?

Perguntado por: izanette2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quais são as comidas típicas da China? Vem conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do país!

  • Zong Zi.
  • Tian bu la.
  • Frango do General Tso.
  • Mapo Tofu.
  • Pato à Pequim.
  • Gua-Bao.
  • Porco agridoce.
  • Chow Mein.

A carne preferida na China é a suína (cf.

Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.

Arroz

Arroz: É sem dúvida o principal alimento de toda a região asiática. Na literatura chinesa, em textos com mais de 5 mil anos, encontram-se referências ao arroz.

Ela observou que os chineses e brasileiros amam comida picante, costumam comer frango e porco, feijão e arroz, e a gente pode encontrar comidas fritas semelhante nas ruas dos dois países.

Os chineses consomem tantos ovos por uma série de motivos que estão relacionados com a cultura e as tradições alimentares do país. Primeiramente, os ovos são uma fonte acessível e econômica de proteína animal, o que é especialmente relevante em um país com uma população tão grande como a China.

Atualmente, a proteína animal mais consumida na China é a de suíno (57 milhões de toneladas em 2021), representando 60% do total de carne consumida no país. Em segundo lugar vem a carne de frango (25 milhões de toneladas em 2021) e depois a de bovino (9 milhões de toneladas).

O óleo de esgoto é predominante em muitos setores e níveis da sociedade na China. Não só os pequenos restaurantes e barraquinhas de comida de beira de estrada usam-no, mas esse óleo também é encontrado em lanchonetes do governo chinês e em produtos de grandes empresas farmacêuticas na China.

Pato de Pequim
Ou “Pato à Pequim” ou “Pato Laqueado”, é o prato típico mais famoso (e caro) da cidade chinesa.

A suspensão ocorreu devido a um protocolo de 2015 assinado pelos dois países que estabelece um autoembargo nas vendas à China quando uma nova ocorrência de vaca louca —encefalopatia espogiforme bovina— é identificada no Brasil.

Muitos podem se perguntar por que os chineses comem tantas iguarias, mas na verdade este tipo de alimentação surgiu por pura necessidade e era mais comum antigamente. Dentre as necessidades por tal costume culinário está o fato de apenas 20% de todo o solo chinês ser cultivável.

Os chineses consomem alho cru para equilibrar o sabor forte da carne de porco. Assim como para tirar proveito de suas propriedades medicinais.

Cientistas afirmam que asiáticos daquela região do continente nasceram com variação genética que não tem a secreção específica nas axilas que atrai bactéria que produz cheiro de 'cê-cê'.

Assim, “feijões salgados, peixes e vegetais foram preservados por fermentação em grandes vasos de argila“. Práticas como essas, ou ainda a do uso de talheres e outros utensílios de aço inoxidável, outrora de latão, foram aderidas a cultura alimentar na Coreia, dada a eficiência e conveniência higiênica.

As principais frutas consumidas na China são melão (45%) e banana (5,8%), mas existem oportunidades na crescente demanda por limões (tanto para consumo in natura quanto para a indústria), assim como no mercado de frutas exóticas.

- Extrema pobreza erradicada -
Dos 770 milhões de chineses em extrema pobreza em 1978, o país passou para 82 milhões em 2013 e 6 milhões em 2019, de acordo com o Banco Mundial, saudando uma ritmo "sem precedentes na história". O governo afirma ter chegado a zero até o final de 2020.

Nota-se que pobreza extrema na China era dramaticamente elevada e atingia 88% da população (equivalente a 1,24 bilhão de habitantes hoje em dia). Nesta mesma data, a extrema pobreza era de cerca de 40% no mundo e algo em torno de 20% no Brasil.

Serviços abertos o dia todo
Se quiser dar uma volta e comer algo às duas da manhã, pode ter certeza de que haverá uma lanchonete disponível. Em síntese, as cidades da China se adaptam a qualquer rotina e a qualquer demanda. A vida na China é agradável, segura, arrojada e amigável.