O que as pessoas com depressão sempre falam?

Perguntado por: uornelas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Pessoas depressivas usam bastante pronomes singulares em primeira pessoa, como "mim", "eu" e "eu mesmo", e usam com menos frequência pronomes em segunda e terceira pessoa, como "eles", "ela". Esse padrão sugere que pessoas depressivas estão mais focadas nelas mesmas e menos conectadas aos outros.

Todos precisam entender que a depressão NÃO é frescura! Muitas pessoas não entende o que o paciente está sentindo, por isso costumam dizer que querem apenas chamar atenção de outras pessoas. Além disso, a doença, na maioria dos casos, é diagnosticado por médico. Ninguém escolhe chamar atenção ficando deprimida.

Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

13 Sintomas de depressão
Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades.

Sim. Por mais estranha que esta afirmação pareça, uma pessoa deprimida pode não se mostrar triste, mas se manifestar de forma irritada, instável ou frustrada. As queixas somáticas, o mau humor, os incômodos, as dores físicas, as montanhas russas emocionais, etc.

A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.

De acordo com o pesquisador, o cérebro de uma pessoa com depressão é mais propenso a prestar atenção na parte de contraste da imagem. Enquanto os não deprimidos enxergam esse contraste de maneira menos nítida. Nos dois grupos, entretanto, houve pouca diferença na percepção da sessão “brilhosa” da ilusão de ótica.

A sensação que um indivíduo tem durante um surto depressivo, segundo o psiquiatra, é de dificuldade em processar informações e agir, como se o cérebro não estivesse funcionando muito bem. Ao longo do surto o corpo também sofre outros tipos de alterações, como o aumento na produção de cortisol.

Como conseqüência, pode ser observado aumento de sonhos vívidos, inclusive de pesadelos, em pacientes depressivos em tratamento (Agargun et al., 2003).

Evite fazer sugestões não solicitadas de tratamento dos quais você ouviu falar ou soube por terceiros, porque elas podem soar como uma tentativa de invalidar as escolhas da pessoa com depressão.

A pessoa depressiva apresenta tristeza intensa, falta de energia e de interesse por atividades cotidianas e prazerosas. Certo? Nem sempre. Em certos casos, o deprimido consegue realizar as tarefas do dia a dia normalmente e até se divertir, mesmo que não se sinta alegre na maior parte do tempo.

O depressivo muitas vezes se isola porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes públicos e cheios incomodam-no intensamente. A vontade de se resguardar e ficar só deve ser respeitada pela família e pelos amigos, sem cobrança ou julgamento.

A depressão pode se manifestar de diversas maneiras.
...
Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. ...
  • Distimia. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Embora a “depressão sorridente” não seja um diagnóstico clínico, para muitas pessoas é um problema real. Normalmente, a depressão sorridente ocorre quando os indivíduos que sofrem de depressão mascaram seus sintomas. Eles se escondem atrás de um sorriso para convencer outras pessoas de que são felizes.