O que as pessoas acham do ensino a distância?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Todo o conteúdo do curso está lá, acessível a qualquer momento – inclusive com a possibilidade de rever as aulas tantas vezes quanto for necessário (o que não ocorre na graduação presencial). É um formato adequado para quem gosta de lidar com tecnologias e de estudar na hora em que achar melhor!

Ter flexibilidade e autonomia são benefícios desse tipo de ensino. Já falta de diálogo e insegurança se aprendeu o conteúdo, pontos negativos. O Ministério da Educação (MEC) autorizou os primeiros cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) no final dos anos 1990.

A faculdade EAD é a melhor opção para quem precisa conciliar a vida acadêmica e a profissional, pois os cursos disponibilizam as aulas em uma plataforma online, chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O tempo gasto nas aulas virtuais muitas vezes excede o das aulas presenciais equivalentes. As discussões on-line cobrem um maior tempo, com análises mais profundas. As redes tornam os alunos mais ativos ao exigir deles muito mais tempo para ler as discussões, frequentemente extensas.

Velhos estigmas e preconceitos. Pessoas que se opõem à educação a distância disseminam uma crença de que as aulas online são mais fáceis do que as tradicionais, e que os alunos podem completá-las em seu próprio ritmo. Na verdade, a aprendizagem não presencial exige muita disciplina do aluno.

Comodidade. Em primeiro lugar, a comodidade é o fator mais relevante na hora de decidir por um curso online. Então, se você mora longe, por exemplo, não precisa se deslocar para assistir às aulas. É a principal vantagem da aula online vs aula presencial.

Um dos grandes desafios do ensino a distância no Brasil é o de evasão escolar. Esse já é um problema enfrentado há muito tempo no Brasil no ensino presencial que aumentou por conta da pandemia e necessidade de as crianças e adolescentes estarem longe da escola. O Censo mostrou que a evasão aumentou em até 50%.

Produtividade – os alunos relataram ótima experiência com as aulas ofertadas remotamente, ampliando o foco, a flexibilidade e a capacidade de concentração para a realização das atividades. Alguns alunos comentaram que apresentaram dificuldade no início, mas com o tempo foram se adaptando e se organizando melhor.

A aprendizagem online torna a educação acessível
A escola é tradicionalmente presencial, o que tem limitações para os indivíduos impossibilitados de comparecer. Portanto, o benefício mais óbvio de oferecer oportunidades de aprendizagem online é que você abre a educação para muito mais pessoas.

Principais obstáculos ao EAD, segundo instituições de ensino* As causas de evasão mais apontadas pelas instituições foram falta de tempo do aluno para estudar e participar do curso, acúmulo de atividades no trabalho e a dificuldades de se adaptar à metodologia.

A EaD possui relevância social, pois permite o acesso daqueles que têm dificuldades em ser inseridos na Educação Superior por residirem distante das universidades, por indisponibilidade de tempo ou até mesmo devido aos horários tradicionais de aula, o que demanda mais tempo do aluno em um curso presencial.

A modalidade EAD (Ensino à Distância) é mais barata do que a modalidade presencial porque não precisamos investir em infraestrutura física e manutenção de prédios, equipamentos e recursos. Além disso, os professores não precisam se deslocar para dar aulas, o que também contribui para a redução de custos.

MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais
Para amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento.

Quando o dado do Ensino a Distância (EAD) é separado do ensino presencial, a taxa é ainda mais alta. Em 2021, houve 43,3% de evasão no EAD — número maior, inclusive, que o de 2020 (40%).

Sem dúvidas, a grande vantagem do ensino a distância é a flexibilidade de horário. Afinal, nessa modalidade de ensino, o aluno pode escolher quando e onde assistir às aulas em EaD. Essa vantagem é muito relevante, pois permite que o estudante encaixe, com maior facilidade, os estudos em sua rotina.

Segundo o Censo EAD BR 2012/2013, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mulheres com idade de 18 a 30 anos e que estudam e trabalham são, atualmente, a maioria do público de cursos EaD. Por outro lado, gênero, idade e ocupação não são os únicos fatores capazes de traçar esse perfil.

Os cursos de Exatas que mais reprovaram foram Física Noturno, Física Matutino e Matemática Noturno. Matemática Industrial aparece na quinta posição.