O que as ONGs fazem com as tampinhas de garrafa?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Nos últimos anos, diversas iniciativas surgiram com o objetivo de incentivar a reciclagem e colaborar com as causas sociais. Entre esses, estão os projetos que coletam tampinhas de garrafa pet, vendem o material a empresas recicladoras e revertem o valor a instituições beneficentes, como o Tampinha Legal.

Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas.

As tampinhas das garrafas vazias, descartadas por muitas pessoas, são moedas valiosas para entidades beneficentes. O projeto Tampinha Legal ajuda essas instituições a obter recursos, uma vez que elas são reaproveitadas pelas indústrias que usam o plástico.

Para cada quilo de tampinha, a indústria da reciclagem paga, em média, R$ 2,50.

A arrecadação de tampinhas é uma das formas que a instituição encontrou para colaborar com a preservação do meio ambiente e também de auxiliar na melhoria de vida das pessoas com deficiência através da compra de itens de necessidades básicas, com a venda dos recicláveis.

- Peso total das Tampinhas: 3150 gramas; - Cor: Azul; - Modelo: Alta pp 28 mm; - Material: PP (Polipropileno);

Para conseguir 1kg de garrafas, basta reunir 36 garrafas de 600 ml, 26 garrafas de 1 litro ou 20 garrafas de 2 litros.

Podem ser doadas tampinhas de água, refrigerante, leite, maionese, achocolatados, remédios, creme dental, shampoo, condicionador, amaciante, sabão em pó e líquido, café, catchup, detergente, requeijão, leite, potes de sorvetes, dentre outros similares.

Interessados em destinar tampinhas plásticas para alguma das entidades assistenciais cadastradas no Tampinha Legal, podem localizar o ponto de coleta mais próximo através do site tampinhalegal.com.br/site/pontos-de-coleta, inserindo o CEP para busca. As estações da Trensurb também são pontos de coleta.

O programa incentiva as pessoas a recolher todo tipo de tampa plástica e depois doa o dinheiro obtido com a venda do material a diversas entidades assistenciais (como ONGs e Apaes).

Como funciona o processo? As tampinhas são arrecadas em pontos de coleta, a maioria em shoppings centers na praça de alimentação. As tampas podem ser tampas de garrafa pet, de garrafa de água, sucos, desinfetantes, ou seja, qualquer tampa plástica pode ser usada na arrecadação.

Além da doação simples ou pura, outro modelo presente nas relações de captação de recursos no Terceiro setor é a doação modal ou com encargo.

O Tampinhas Que Curam é um projeto socioambiental que coleta tampinhas plásticas, vende os resíduos para empresas de reciclagem e destina os recursos para ajudar crianças com câncer. A iniciativa aceita qualquer tipo de tampas plásticas em 16 pontos de coleta espalhados por toda a cidade de São Paulo.

Mesmo em tempos de isolamento social, a sociedade que contribui com as doações de tampinhas plásticas, pode guardar tudo o que recolher em suas residências, pois as entidades assistenciais necessitarão deste material para transformar em recursos financeiros após a quarentena.