O que as mudanças causam nas pessoas?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Além do pensamento negativo e do medo, outros pontos que as mudanças podem causar, e que não tão benéficos para a sua vida, caso não sejam bem administradas, são: a ansiedade, o estresse, e até mesmo as doenças que surgem por causas emocionais.

Como se adaptar às mudanças em sua vida

  1. Mude a sua consciência.
  2. Faça uma análise das situações.
  3. Busque um hobby.
  4. Estabeleça uma meta a si mesmo.

Para enfrentar mudanças sem deixar que o medo pelo desconhecido ou pelo risco nos afete, confira algumas dicas do passo a passo no combate ao sentimento!

  1. Entender seus medos. ...
  2. Pensar de forma racional. ...
  3. Mudar seu comportamento. ...
  4. Sair da zona de conforto. ...
  5. Recuperar a fé em si mesmo.

É através das transformações que acontecem em nossa vida, que temos a oportunidade de desenvolver o nosso autoconhecimento, de compreender, com uma profundidade maior, quais são nossas melhores habilidades e competências e quais precisamos trabalhar, para alcançar nossos objetivos.

As pessoas podem resistir à mudança por muitas razões. Há o medo do desconhecido, a insegurança, os que não sentem necessidade de mudança, falta de boas informações, medo de perder o poder e falta de recursos. O fato é que sempre por trás de uma razão para não mudar, há uma opinião.

Em Lucas 6:43,45, Jesus nos explica que as circunstâncias pelas quais passamos são fruto das nossas ações. Então, se quisermos ter uma vida verdadeiramente feliz, precisamos ter atitudes que geram mudanças positivas.

Toda mudança gera no ser humano dois sentimentos: alegria e ansiedade. Eu passei por isso há mais ou menos um ano quando houve uma alteração na gestão. Com essa mudança surgiu uma nova oportunidade de conhecimento e aprendizado, e é nesse momento devemos nos lançar.

As mudanças assustam, pois dentro da zona de conforto sabemos o que dá certo e o que não dá. Por isso, o medo das coisas não saírem conforme o planejado segue como o segundo maior vilão na hora de mudar de vida.

Por que resistimos às mudanças
É difícil a gente mudar porque, organicamente, não estamos preparados para mudanças, e sim para economizar energia. Então, cada vez que o nosso cérebro precisa processar uma mudança de hábito, ele vai ter que fazer várias novas conexões.

Aquilo que não “tem ser” não é nada, não existe. O não ser, a negação do ser, é identificado por Parmênides com a mudança: quando algo “muda”, deixa de ser aquilo que era e ainda não é algo novo. Pois o Ser pode, e o nada não pode, ser.”

  1. Como melhorar.
  2. Entenda que nem tudo é como você quer.
  3. Liste aquilo que você não aceita.
  4. Busque soluções.
  5. Parta para a ação.
  6. Invista em sua autoestima.
  7. Procure o lado bom da situação.
  8. Compartilhe com alguém.

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”: a frase atribuída ao velho Charles Darwin nunca fez tanto sentido.

O medo de mudanças sempre está acompanhado do receio de não ser capaz de mudar de carreira e assumir essa nova etapa na vida. Apesar de isso ser normal, não é justificável. Geralmente, esse sentimento pode estar relacionado à falta de preparo ou de certeza do que você deseja para a sua carreira.

4 dicas para superar o medo de tentar coisas novas

  1. 1 - É normal não adorar algo de cara. ...
  2. 2 - Ninguém está prestando atenção em você ...
  3. 3 - Comece com a mentalidade certa. ...
  4. 4 - Prepare-se antes de começar.

Os três estados da mudança fornecem uma estrutura poderosa: o Estado Atual, o Estado de Transição e o Estado Futuro. O Estado Atual é como as coisas são feitas hoje.

Mudança de comportamento: vida, trabalho e família

  1. Busque ajuda profissional.
  2. Faça uma reflexão sobre o quê e por quê precisa mudar.
  3. Estabeleça pequenas metas.
  4. Tenha paciência e acredite no processo.