O que as grávidas sentem quando a barriga está esticando?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Os músculos e ligamentos que sustentam a barriga estão se esticando cada vez mais, sendo normal sentir um pouco de dor. Os braços e as pernas do bebê já são proporcionais entre si e relativamente ao resto do corpo.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

O endurecimento repentino começa a ocorrer entre a décima sexta e vigésima semana. Além do crescimento do feto, essa também é uma preparação para o parto. As contrações de treinamento, ou contrações de “Braxton-Hicks”, nem sempre causam incômodo ou chegam a gerar a sensação de dor.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

Inicialmente, os movimentos são discretos, e se for a primeira gravidez, você pode facilmente confundir os movimentos do bebê com os movimentos intestinais. A sensação realmente é de gases. Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando.

“A dor do crescimento não está diretamente ligada ao crescimento dos ossos, pois eles crescem devagar, e mesmo na fase que as crianças crescem bastante não deveriam causa dor”, explica o ortopedista pediátrico Dr.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

“É a adaptação do útero ao desenvolvimento da placenta. Ele se contrai enquanto aumenta de tamanho e, por ser um músculo potente, essa contração é sentida como cólica”, comenta Wengrover. Esse estica-e-puxa dura pelos nove meses, por isso algumas mulheres têm o incômodo mesmo quando o bebê já está maior.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Quando a gestante se deita em cima do lado direito, pode haver uma compressão na veia cava, causando mal-estar e elevação da pressão arterial. Como isso não acontece ao se deitar dobre o lado esquerdo, essa é a melhor opção durante a gravidez.

Quais são as principais posições do bebê na barriga? Dependendo do tempo de gestação ou do período do dia, as posições podem variar bastante, mas podemos dizer que as principais posições do bebê na barriga são a cefálica (de cabeça para baixo), pélvica (o bebê fica sentado) e córmica (na transversal).

1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. O que nem todo mundo sabe é que esse toque carinhoso é benéfico também para o próprio bebê.

Nesta fase, apesar de não se notar ainda um crescimento, a mulher pode começar a perceber que o “pé da barriga” está mais inchado e mais duro do que antes de engravidar. Com o crescimento do bebê, a barriga costuma ir ficando cada vez mais redonda e mais dura, mas o formato pode variar de mulher para mulher.

Quando o organismo da mulher se prepara para menstruar, ela pode reter líquido e a barriga ficar mais protuberante. Por isso dizemos que barriga inchada pode ser gravidez quando o atraso é superior à uma semana.

Em tese, as grávidas podem comer todas as frutas que desejarem, inclusive é indicado que elas façam parte da sua dieta para gestante, pois são fontes de importantes nutrientes. A indicação, no entanto, é para não comer frutas e vegetais mal lavados.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

A gente sabe que a vida do bebê dentro da barriga da mãe é a maior mordomia. O neném não sente frio, nem fome, não precisa tomar banho, não tem que trocar fralda e nada de trabalho. No entanto, se engana quem acredita que ele está ali de férias, só aproveitando a folga. Nada disso.

Tocar ligeiramente na barriga
Muitas vezes, o bebê pode até responder ao toque, mexendo-se no útero ou empurrando os pés e as mãos contra a barriga.

7 coisas que grávida não pode fazer

  • 1 – Bebida alcoólica. Essa é uma das primeiras coisas que os médicos recomendam não fazer. ...
  • 2 – Tatuagens. ...
  • 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  • 4 – Atividades físicas. ...
  • 5 – Vacinas. ...
  • 6 – Doação de sangue. ...
  • 7 – Medicamentos para dormir.

“Nesse momento, o bebê entende o ambiente ao seu redor, se sente seguro e confiante e compreende que, sorrir por exemplo, é uma maneira de fazer com que as pessoas interajam mais com ele”, explica.