O que as grandes marcas vendem?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

As grandes marcas, vendem muito mais que somente produtos, elas vendem emoções e conceitos, que são trabalhados em nosso consciente para associarmos esses sentimentos a eles.

Seja retribuindo à comunidade, comprometendo-se com medidas ecologicamente corretas ou promovendo a diversidade, as marcas se estabelecem como algo a se admirar, tanto para a concorrência quanto para o público-alvo.

“O segredo das estratégias para grandes marcas é a clareza dos objetivos”, diz Patrícia Moura, Head de Conteúdo da GUT.

Existem dois elementos fundamentais para uma marca forte: valores emocionais e práticos. Lembre-se: sua marca existe na mente dos consumidores. Ela é a soma de pensamentos e sentimentos que eles têm da sua empresa. Por isso é preciso repassar o que a sua empresa acredita para essa percepção que os clientes têm.

Uma marca precisa ser forte para então ser reconhecida pelo público, admirada e desejada pelos seus produtos ou soluções oferecidos. Isso ajuda a colocá-la em posição de destaque na mente do consumidor. Em outras palavras, é o que faz uma empresa ser lembrada de forma positiva pelos clientes.

Toda marca precisa de identidade verbal e visual. É assim que ela ganha legitimidade no discurso escrito, falado ou em imagem para ser aplicada nos materiais da empresa. É preciso planejamento para ativar a marca.

Já Marca Exclusiva nada mais é do que um produto criado pelo varejista, mas que chega ao mercado com uma marca à parte e sem ligação direta com o nome da empresa.

Uma boa marca sempre tem uma história. Seu significado deve incluir: atributos, benefícios, personalidade, cultura e valores. – Além da questão visual, o nome do produto ou da empresa pode sugerir excelência, qualidade, durabilidade e status.

COMO AS MARCAS PODEM INFLUENCIAR AS PESSOAS? Como se pode observar ao longo deste post, para influenciar as pessoas as marcas devem gerar identificação, proporcionar um bom atendimento, demonstrar suas posições sociais e ser transparentes. Além disso, elas precisam ser consistentes, autênticas e gerar confiança.

72% dos consumidores esperam ser reconhecidos pelas marcas que consomem e gostam de personalização. Sabe quando você recebe um anúncio personalizado com o tipo de produto ou serviço que você se identifica?

Resumindo o que os consumidores esperam das marcas: transparência, conexão saudável, propósito, experiência multissensorial e adaptação do ambiente físico. Muitas outras coisas ainda estão por acontecer, tanto o comportamento dos consumidores como o comportamento das marcas tende a mudar.

5 dicas para criar um nome de marca

  1. Organize uma sessão de brainstorming. Antes de qualquer coisa, é preciso tirar as ideias da cabeça e colocar no papel. ...
  2. Seja claro e objetivo. ...
  3. Sua marca deve ser exclusiva. ...
  4. Pense no futuro. ...
  5. Verifique se o nome escolhido não está registrado.

Naquele ano, empresas de tecnologia também lideravam o “top 10” das marcas mais influentes, com Google mantendo a primeira posição há dez anos, Samsung, em segundo lugar e YouTube, em terceiro.

Um diferencial competitivo é um ou mais atributos que fazem a empresa ser única e superior aos seus concorrentes. Tratam-se de vantagens e benefícios oferecidos aos clientes. Esses são elementos que as demais empresas não são capazes de oferecer. A importância principal desse processo é o reflexo nas vendas.

Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Por que associar sua marca a um artista? O objetivo dessa estratégia é associar a imagem da celebridade à marca ou produto para gerar confiança no consumidor. A empresa define o discurso e cabe ao famoso convencer o público-alvo por meio de sua credibilidade e imagem percebida.

Como conseguir um reconhecimento de marca?

  1. Se necessário, reformule o branding. ...
  2. Faça uma segmentação de mercado efetiva. ...
  3. Crie um vínculo emocional com o consumidor. ...
  4. Preocupe-se com a identidade visual. ...
  5. Esteja presente nos diferentes meios de comunicação. ...
  6. Crie estímulos sensoriais.