O que as formigas não têm?

Perguntado por: ogonzaga9 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Esses insetos não possuem pulmões e orelhas. Eles respiram por meio de buracos localizados nos lados dos corpos e ouvem através de vibrações no solo. Contudo, as formigas possuem dois estômagos, um para armazenar sua comida e outros para a comida que será compartilhada.

O abdômen da formiga contem dois estômagos. Um estômago prende o alimento e o segundo estômago é para que o alimento seja compartilhado com outras formigas. As formigas têm quatro estágios crescentes distintos, o ovo, a larva, as crisálidas e o adulto. Cada colônia da formiga tem pelo menos uma rainha.

Use substâncias naturais com cheiros que repelem as formigas. Posicione estrategicamente cascas de limão ou laranja, pimenta-caiena, cravo, canela, louro, óleo de hortelã-pimenta, borra de café usado. Pulverize ou espalhe com um pano suco de limão ou vinagre branco puro, ao redor de janelas e portas.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.

Como é o coração de uma formiga? Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Elas fazem transmissões boca a boca o tempo todo, com todas as primas e filhotes da colônia. Esses beijos são chamados de trofalaxia e não são muito românticos: através deles, as formigas transmitem comida regurgitada para alimentar umas às outras.

Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998). Esta maneira de ver o mundo é uma das características de vários artrópodes, dentre eles crustáceos e insetos.

Seu cérebro é pequeno, embora complexo
Outra das curiosidades sobre as formigas é sobre o seu cérebro: ele tem aproximadamente 0,06 milímetros cúbicos de tamanho, o que pode nos levar a acreditar que se trata de uma estrutura simples, mas este não é o caso.

Já foram registradas formigas 'dormindo', isto é, operárias imóveis por tempos longos, deitadas de lado. "Quando provocadas por observador, passavam a se mover.

É um excelente método de defesa para escapar de predadores. Além disso, deve-se observar que algumas espécies da subfamília Formicinae (como as do gênero Camponotus) possuem operárias especiais, conhecidas como majors.

Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

De imediato veríamos o acúmulo de animais mortos no chão, perdendo-se parte da biodiversidade do planeta. Alem disso, as formigas são responsáveis pela dispersão de sementes, processo chamado de mirmecocoria, que leva as plantas a se estenderem pela natureza, o que é essencial para algumas espécies.

A resposta rápida é: formigas dormem, sim, tirando sempre pequenos cochilos. Na verdade, as rainhas até sonham, enquanto as operárias são forçadas a ficar tirando sestas em turnos, mantendo sempre 80% da força de trabalho acordada.

Ignorar a presença delas no alimento perigoso. Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.

A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.