O que as facções fazem?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

substantivo feminino Reunião das pessoas que se comportam ou pensam de uma maneira diferente em relação às pessoas que fazem parte do seu próprio grupo, partido etc. Reunião daqueles que causam perturbação à ordem pública ou têm propósitos ilícitos: facção criminosa.

no Brasil as facções criminosas surgiram como organização interna de presos por motivos mais de sobrevivência ao sistema prisional o grupo criminoso articula de forma organizada ações como homicídios assaltos vandalismo Urbano e rebeliões em presídios em outras palavras é.

Com o tráfico de drogas como sua principal fonte de lucro, o PCC (Primeiro Comando da Capital) proíbe o uso abusivo de entorpecentes e o consumo das chamadas 'drogas proibidas' entre os 'irmãos' -- como a facção refere-se aos seus integrantes.

Como é a saída de um membro do PCC? No caso do PCC, segundo o MPSP (Ministério Público de São Paulo), para sair, o integrante precisa fazer o pedido para a sua chefia, informando os motivos. Em caso de dívida, a mesma deve ser paga para deixar a facção.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

A média de movimentação financeira do PCC em seu período mais recente, de acordo com a contabilidade apreendida, é de aproximadamente R$ 66 milhões mensais, e não R$ 6,6 milhões mensais como informado anteriormente na reportagem.

A disputa: a batalha entre as duas facções ocorre por dois motivos. O primeiro pela aliança entre o PGC e o CV, em Santa Catarina. O outro seria pelo controle dos portos clandestinos catarinenses para envio de drogas via rotas marítimas.

O PCC oferece uma estrutura aos seus membros que o CV, considerado mais sanguinário que organizado, não tem: assistência jurídica, empréstimo de armas e drogas, apoio no Brasil todo e nos países vizinhos onde o PCC tem ramificações, e melhores condições na prisão, de TV de plasma à frango frito para o jantar.

O PCC afirmava que pretendia "combater a opressão dentro do sistema prisional paulista" e "vingar a morte dos 111 presos", em 2 de outubro de 1992, no "massacre do Carandiru", quando a Polícia Militar matou presidiários no pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção de São Paulo.

No Sudeste, as principais facções criminosas em atividade, além do PCC e do CV, são a Amigos dos Amigos, Terceiro Comando Puro, Primeiro Comando de Vitória e Trem Bala. Os dados compilados não incluem milícias. Facções e milícias são organizações criminosas.

  • José Márcio Felício
  • César Augusto Roris da Silva
  • Wander Eduardo Ferreira
  • Antônio Carlos dos Santos
  • Ademar dos Santos
  • Misael Aparecido da Silva

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.

Organização criminosa PCC usa a PlayStation Network para se comunicar. O jornal Estadão divulgou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está usando a PlayStation Network como um de seus principais meios de comunicação. Para isso, os participantes iniciam uma party, chamando amigos do PlayStation, para se comunicar.

Ato de Talarico:
Quando o envolvido tenta induzir a companheira de outro e não é correspondido, usa de meios como, mensagens, ligações, ou gestos. Punição: exclusão sem retorno, fica a cobrança a critério do prejudicado e é analisado pela Sintonia.

Mais uma vez vejo aqui a advertência muito séria aos membros do Partido, o que me faz lembrar de uma frase que escutei de um membro do PCC: Eu sou do crime e não do creme!

O poderio financeiro do PCC está diretamente relacionado ao tráfico de drogas.

Em São Paulo, as facções PCC (Primeiro Comando da Capital), CDL e CRBC têm se enfrentado pelo controle de unidades.

Além do PCC e do Comando Vermelho, outras organizações do crime atuam nos presídios brasileiros - e fora deles

  • Primeiro Comando da Capital (PCC) ...
  • Comando Vermelho (CV) ...
  • Família do Norte (FDN) ...
  • Guardiões do Estado (GDE) ...
  • Nova Okaida.