O que as expressões corporais dizem?

Perguntado por: jteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Dessa forma, mais do que o conteúdo em si, a linguagem corporal é responsável por transmitir as emoções e sensações que sentimos naquele momento, utilizando tanto os gestos, a postura do corpo, o tom de voz e a velocidade da nossa fala ou, até mesmo, a forma como andamos enquanto nos comunicamos.

Através da observação da linguagem corporal consegue desvendar as características principais e mais vincadas das pessoas com quem interage diariamente, consegue antecipar o seu perfil comportamental ou o «feitio», como vulgarmente o definimos, pelas posturas, pelos gestos, pelas expressões faciais e pelo tom de voz que ...

De acordo com especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, quando você está conversando com uma pessoa e ela olha para baixo, ela está falando consigo mesma. "Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela não está prestando atenção ao que você está dizendo", afirma.

Inclinação corporal
Uma pessoa que está interessada em você provavelmente vai inclinar o corpo na sua direção, especialmente se estiver sentada. Por outro lado, inclinar o corpo para trás é sinal de desinteresse.

A postura reflete a maneira que enfrentamos a gravidade e outros fatores físicos, porém, também reflete o estado emocional e até a personalidade da pessoa. Boa postura passa impressão de seriedade, confiança e autoestima, por outro lado, a má postura pode transmitir tristeza, baixa autoestima e indignidade.

Coçar a cabeça significa impaciência ou a sensação de raiva. Coçar a cabeça na nuca é típico de pessoas mais críticas ou negativas, bater na testa ou coçar as sobrancelhas é típico de pessoas mais abertas e despreocupadas.

Quando uma pessoa conversa com você e te toca, é porque se sente à vontade na sua presença. Também, porque te tocar é uma necessidade que acaba escapando nesse gesto. Portanto, atenção aos toques no braço e nas costas, especialmente mais perto da cintura.

Mãos na cintura: transmitem impaciência ou cansaço; Mãos fechadas: indicam irritação ou nervosismo; Velocidade das palavras e articulação: podem mostrar tensão, tristeza e, até mesmo, indicar mentira; Mãos próximas à boca: pode denunciar uma mentira, uma tentativa de mudar o foco daquilo que está sendo dito.

COMO USAR A LINGUAGEM CORPORAL A SEU FAVOR

  1. Não fique de cabeça baixa, mantenha contato visual. O contato visual demonstra que você não tem nada a temer e está preparado para qualquer situação. ...
  2. Mantenha seu corpo ereto. ...
  3. Sorria. ...
  4. Não exagere nos movimentos. ...
  5. Seja natural.

> Mãos na cintura remetem à impaciência ou à necessidade de receber atenção imediata. Mas conforme for a ocasião, pode ser apenas cansaço. > Mexer demais as mãos, balançar os pés ou realizar algum tipo de som com os dedos são indícios de agitação, nervosismo, estresse ou ansiedade.

O piscar de olhos

  1. Tudo isso reflete a ativação emocional de cada momento, no qual o piscar dos olhos também exerce sua função. ...
  2. Ao mesmo tempo, também é comum piscar bastante quando interagimos com alguém de quem gostamos ou quando estamos pensando em muitas coisas ao mesmo tempo.

A linguagem corporal positiva é aquela que revela autoconfiança, entusiasmo, segurança, enfim, é aquela que pode contribuir muito para destacar alguém no ambiente de trabalho.

Quando alguém nos agrada, é natural que mantenhamos os lábios entreabertos, façamos um sorriso e até passemos a língua pelos lábios, humedecendo-os. Quando o seu parceiro começar a perceber o que isto quer dizer, pode, sem grandes palavras, passar à ação. É um clássico da mulher que está à espera de algo mais.

O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo.