O que as emoções comunicam?

Perguntado por: nnovais . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

As emoções desempenham um importante papel nas nossas vidas, comunicando nossas necessidades, nossos direitos, frustrações, o que nos entristece ou nos alegra. Identificar estas emoções é fundamental para que possamos realizar as mudanças necessárias em direção a quem ou ao que nos faz mais felizes.

Podemos dividir em três as principais funções das emoções: elas motivam e organizam as nossas ações, servem para nos comunicarmos com outros e também para nos comunicar com nós mesmos.

Especificamente, esse professor acredita que as principais funções das emoções são três : adaptativa, social e motivacional. Vamos ver com cuidado em que cada uma delas consiste e como, ocasionalmente, inibir uma reação emocional pode até ser útil.

Quando entendemos como alguém está se sentindo, podemos nos comunicar melhor. Além disso, ao gerenciar nossas próprias emoções, podemos criar relações sociais mais produtivas e saudáveis. Ou seja, há muitos benefícios em ter uma forte inteligência emocional em sua comunicação.

Os sentimentos e as emoções desempenham um grande papel na comunicação. A consciência emocional ou a capacidade de compreender os sentimentos colocados na comunicação (pensamentos, comportamentos, atitudes, crenças, palavras, gestos), o ajudará a ter sucesso ao se comunicar com outras pessoas.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

8 principais emoções humanas

  • Alegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ...
  • Tristeza. ...
  • Raiva. ...
  • Medo. ...
  • Surpresa. ...
  • Afeto. ...
  • Aversão. ...
  • Confiança.

Os trabalhos revisados mostram que as emoções positivas contribuem de diversas formas para a regulação de emoções; ajudam a desfazer o impacto tóxico do estresse sobre processos fisiológicos; ampliam o leque de ação e pensamento, e a abertura às experiências; melhoram estratégias de coping; e favorecem a qualidade de ...

(Fredrickson, 2009). Os estudos de Fredrickson (2009) mostram que as emoções positivas podem contribuir para fortalecer nossos recursos intelectuais, físicos e sociais, criando reservas de que podemos lançar mão quando uma oportunidade ou uma ameaça se apresenta.

Em linhas gerais, as emoções são processos psicofisiológicos que geram tendências de ação. Isso quer dizer que, quando você sente uma emoção, significa que, de alguma forma você interpretou os estímulos do ambiente e seu corpo está começando a agir.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

Às vezes, nem nós próprios sabemos explicar bem o que estamos a sentir. Mas partilhar os nossos sentimentos com os outros pode ajudar-nos a compreender melhor os nossos sentimentos e a sentirmo-nos melhor, quer quando os sentimentos são bons quer quando são menos bons.

Eles mostraram que as experiências emocionais em humanos são capazes de induzir estados de funcionamento cerebral que persistem por algum tempo após esse evento e favorecem a consolidação de memórias neutras, sem conteúdo emocional. É como se as emoções deixassem as outras memórias subsequentes mais coloridas.

Como expressar emoções usando a voz?

  1. Use o corpo enquanto fala. Mesmo que seu ouvinte não veja, expressões corporais auxiliam, e muito, na expressão oral. ...
  2. Leia as notícias com antecedência. ...
  3. Exercite a sua voz. ...
  4. Faça teatro. ...
  5. Conheça seu ouvinte. ...
  6. Acredite no que está dizendo.

Com uma boa comunicação, toda a equipe consegue se entender melhor. Assim, fica mais fácil dividir tarefas, trocar ideias e ainda resolver conflitos. É uma maneira também de conhecer melhor a outra pessoa e exercitar a empatia.

Quando trabalhada em conjunto com técnicas de comunicação, de forma a fazer com que a Inteligência Emocional seja revelada, abre-se espaço para o diálogo, discussão construtiva e não agressiva dos sentimentos e emoções.

Mas, na realidade, são as emoções que dão origem aos sentimentos. Enquanto as primeiras se referem a uma reação instintiva, uma resposta neural para os estímulos externos, tal como o choro ou o riso, os sentimentos, em geral, refletem como a gente se sente frente a uma emoção.

Os componentes de uma emoção
De acordo com Don Hockenbury e Sandra E. Hockenbury, as emoções são estados psicológicos complexos que envolvem três componentes: uma experiência subjetiva, uma resposta fisiológica e uma resposta comportamental.

As respostas emocionais ao consumo envolvem paixão, ódio, medo, raiva, alegria, tristeza. Quando o comportamento é negativo, de fuga, recuo, são classificadas como emoções negativas e, quando se vinculam à atração, aproximação, são emoções positivas (HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982).