O que as benzedeiras fazem?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.

As rezadeiras, também conhecidas como benzedeiras, possuem uma importante função na parcela da sociedade que mantém usos e costumes tradicionais: estabelecer relações com o sagrado. Essa tradição tem a oralidade como carro chefe.

Na crença popular, a benzeção, ou simplesmente a benção, é um ritual de cura. Há benzeções para doenças específicas e outras que servem para qualquer doença. De modo geral, antes da benção, coloca-se um copo com água no local onde se realiza o ritual e no final a pessoa benzida deve tomar essa água, considerada benta.

O teste usado para confirmar se o mau-olhado foi lançado é realizado colocando uma gota de azeite em um copo de água, geralmente água benta. Claro que em condições normais o azeite vai flutuar, mas se a gota afundar, então o mau-olhado foi lançado.

Simpatia para acabar com o olho-gordo
Pegue uma colher de sopa de sal grosso e três galhos de alecrim e coloque em um copo de água. Antes de sair de casa para trabalhar, reze um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, para Deus afastar de sua vida as pessoas invejosas.

Curso Online: Benzimento Xamânico
R$270,00 R$180,00 Oferta!

Com folhagem de plantas e um terço nas mãos, Dona Maria invoca todos os santos e anjos pela proteção de quem vai buscar sua ajuda na varanda de sua casa em Jacaraípe. Numa casa simples do Bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe, na Serra, o que há de mais valor não é visível aos olhos.

Quebrante e olhado, sai-te daqui, que a cruz de Cristo anda sobre ti. Quebrante e olhado, sai-te daqui, que a cruz de Cristo anda sobre ti. Se botaram quebrante na cabecinha, nos bracinhos ou nas perninhas, que Nossa Senhora dos Montes leve para as ondas do mar Sagrado".

A existência das rezadeiras ou benzedeiras é muito antiga no Brasil e se origina da cultura indígena e principalmente, da cultura africana, desde o período da colonização, pois esses conheciam as ervas e suas funções.

ben·ze·dei·ra ra. Aquela que faz benzeduras.

O benzimento é costume antigo e está no dicionário. Benzer vem do latim bene dicere, que significa bem dizer. Dizer bem de alguém e fazer o bem. Quem explica sua origem é o antropólogo João Baptista Borges Pereira.

Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (benzer)
(nome da pessoa) tu tens quebranto, dois te puseram, três hão de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar. Em nome das três pessoas da Santíssima Trindade (benzer) que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ámen.

Deus, põe tua bênção sobre estes remédios. Levanta a mão divina sobre estes remédios, assim, eles servirão para a cura dos males do corpo e dos males da alma. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".

Encontramos na Bíblia Sagrada inúmeras passagens que mostram o quando a inveja é negativa e prejudicial. Em Gálatas, capítulo 5, versículo 26, esta escrito: “Não sejamos presunçosos provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros”.

É uma doença espiritual causada pela prática maléfica de feitiço que geralmente ocorre a distância, por meio de encantamento. O indivíduo acometido por quebranto sente um grande mal-estar, acompanhado geralmente por visões de vulto, febre, vômito e diarreia.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

Além dos animais citados, o lobo, o dragão e o basilisco também exprimem a inveja (VINCENT-CASSY, 1980, pp. 255- 256).

O significado da cor vermelha é incrível: dizem que espanta o mau olhado e afasta as energias ruins, além de proteger os pequenos! Também é conhecido que vermelho é a cor da proteção, da saúde e da felicidade.